Base governista não apoio projeto do prefeito Sarto. Foto: CMFor

O prefeito Sarto teve uma de suas matérias derrotadas na Câmara Municipal de Fortaleza, na quarta-feira passada, em uma sessão plenária que só foi encerrada próximo das 23 horas. A proposta em questão tratava sobre a desafetação de terreno público para uma empresa privada, que segundo a bancada de oposição, seria beneficiada com o valor irrisório do bem público oferecido. A base governista não deu o apoio necessário para o Governo aprovar a matéria.

Com 16 votos contrários e apenas nove favoráveis, a matéria foi rejeitada e a bancada de oposição comemorou a vitória. A votação foi o primeiro teste para o novo líder do Governo na Casa, o vereador Iraguassu Filho (PDT), que reconheceu a derrota. Governistas que não votaram mandaram um recado para o chefe do Poder Executivo Municipal.

Outros projetos considerados polêmicos pelos oposicionistas e que seriam prejudiciais à população, foram retirados da pauta de votação e devem ser apreciados somente em 2024. De acordo com o vereador Léo Couto (PSB), o dia de debates foi importante e polêmico, visto que o prefeito estaria querendo colocar matérias impopulares para apreciação da Casa Legislativa.

“Não vamos admitir isso. Vieram matérias de desafetação com valores completamente irrisórios. Uma desafetação com a empresa Cosampa, uma empreiteira parceira da Prefeitura, com mais de R$ 40 milhões de obras na gestão, querendo a desafetação de um terreno no Castelão onde um lote sairia por R$ 13 mil. Onde existe isso em Fortaleza?”, questionou Couto.

Segundo ele, houve uma derrota da base governista e a matéria foi derrotada, onde a oposição conseguiu a maioria dos votos contrários. Ele afirmou, ainda, que outra mensagem autorizava uma rede hoteleira a fechar praia para acesso da população. “São matérias impopulares que o prefeito está colocando, e a gente entende que é imoral. A gente conseguiu derrubar, mas acreditamos que terão outras matérias e estaremos a postos para votar a favor do povo de Fortaleza”.