Gabriel Aguiar está na liderança da oposição a Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: CMFor

Concluindo sua participação na liderança da bancada de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) afirma que a gestão Sarto tem sido tocada com muita “instabilidade” e com dificuldades de diálogo com os parlamentares e população. Ele destacou situação recente de mudança da liderança do Governo na Casa Legislativa, em que as pessoas, segundo disse, não sabiam a quem procurar para tratar de demandas de entidades com o Poder Executivo.

“A gente tem acompanhado uma gestão atribulada, em vários pontos. A taxa do lixo, que foi tensão muito grande, trouxe um desgaste entre os parlamentares, uma pauta indigenista para a população. Toda a bancada foi contrária e judicializou a questão e segue tramitando. A gente seguiu acompanhando o resultado da política de residuos solidos, o que é constatado é que a taxa do lixo não mudou absolutamente nada na gestão dos resíduos. Onde tinha resíduo acumulado continua, onde faltava compostagem continua. A gente lamenta, porque é uma marca deixada para a cidade, uma política desastrosa”, apontou.

Segundo ele, há “uma instabilidade muito grande” da gestão na Casa. “Uma Prefeitura que não tem líder e nem vice-líder na Casa. Não sei quem vai ficar com essa peteca. Os trabalhadores, os manifestantes chegam aqui para trazer demandas para a liderança e não têm como fazer uma ponte com a Prefeitura. Uma gestão sempre instável. Nossa ação é sempre propositiva, mas nunca encontramos uma boa ponte com o poder municipal para encaminhar essas propostas”.

Gabriel Aguiar deixa a liderança do bloco de oposição no fim deste ano, e em seu lugar assumirá Adriana Almeida, do Partido dos Trabalhadores, que atuará durante três meses. Segundo explicou, foi adotada uma política de liderança alternada, visto que apesar de ser uma bancada oposicionista, é diversa em termos ideológicos e programáticos. “Temos vereadores de diversas tradições políticas. Concordamos e discordamos em muitas coisas”.