Osmar Baquit defendeu que CPI acompanhe plano de expansão prometido pela Enel. Foto: ALCE

Em pronunciamento feito na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (13), o deputado Osmar Baquit (PDT) defendeu que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel seja prorrogada na Casa. De acordo com ele, o colegiado precisa acompanhar o plano de expansão prometido pela empresa, para se saber se essa medida será, de fato, realizada pela fornecedora de energia.

Segundo ele, existem mais de 38 mil processos contra a Enel desde 2019 no Tribunal de Justiça do Ceará. Desse total, mais de 2 mil estão em execução, visto que a empresa perdeu os recursos. “A Enel é um desastre, não agrada ninguém. Do povo mais simples ou rico, do partido A ou B”, disse o parlamentar ao cobrar a prorrogação da CPI da Enel.

“A Enel pediu desculpas ao povo do Estado do Ceará? Não. A minha opinião é prorrogar a CPI. A Enel fala em plano de expansão, pois o presidente da CPI pode criar uma comissão para acompanhar esse plano de expansão. Não adianta ela dizer que vai fazer esse plano de expansão sem ninguém acompanhar”, apontou.

Ainda de acordo com ele, ao final da CPI, se a Enel continuar com o projeto de expansão, ela estará se reabilitando com a sociedade cearense. “Quase 40 mil processos só no Tribunal de Justiça, mais de 2 mil em execução. A gente sabe que muitos não foram ganhos por causa da morosidade”.

Para Dra. Silvana (PL), para além da prorrogação e o plano de expansão, seria necessário incluir na exigência, que os processos fossem atendidos e as pessoas indenizadas pelos prejuízos que tenham sido causados pela empresa. “Vamos no pescoço dessa Enel e eles vão precisar dar resposta a esta sociedade. Este Estado tem dono e não podemos ficar reféns de uma empresa ordinária como a Enel”.

Moésio Loiola (PP), por sua vez, defendeu que houvesse maior empenho do Ministério Público para que ações sejam efetivadas, com prazo determinado. Os deputados sugeriam, por exemplo, que prioridades no caso seriam a Saúde e o setor produtivo. De acordo com Marcos Sobreira (PDT), é corriqueiro denúncias feitas pela população e lideranças políticas por casos de queda de energia e lentidão para a retomada de serviços da Enel. Desenvolvimento

Presidente da CPI, o deputado Fernando Santana (PT) afirmou que a Enel tem atrapalhado o desenvolvimento do Estado do Ceará, com a “má prestação de serviços e o desrespeito com a população”. Ele apresentou pedido de prorrogação da CPI e defendeu unanimidade entre seus pares. “Vamos convocar a Enel, ela vai responder os questionamentos dos deputados e após ela nos responder esses questionamentos, ela vem para pedir perdão ao povo do Ceará e apresente esse plano de expansão e vamos analisar se ela merece esse voto de confiança”.

Confira o vídeo na íntegra: