A deputada Jô Farias disse que há um ano a Prefeitura de Horizonte pedia a retirada de postes instalados no meio da via pública. Foto: ALCE

Os deputados da Assembleia Legislativa voltaram a fazer duras críticas à atuação da Enel no Ceará. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga os serviços prestados pela empresa no Estado, o deputado Fernando Santana (PT), esteve em diligências na semana passada, em São Paulo, e segundo ele, a baixa qualidade do produto oferecido pela fornecedora de energia é uma realidade em outros estados.

“Nosso objetivo era tentar entender o que estava acontecendo lá, e constatamos que é exatamente igual. Mesmo desrespeito, falta de investimento, manutenção de rede. Os mesmos problemas que acontecem aqui no Ceará acontecem em São Paulo, aconteceu em Goiás e agora no Rio de Janeiro, que já estuda também criar uma CPI”, disse.

Ele defendeu que parlamentares de todo o Brasil se unam para pressionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que, segundo ele, mais parece um puxadinho para defender a Enel do que os interesses da população. “Lembrando que ela tem uma concessão pública”. Segundo disse, a Enel quer criar um mecanismo de corte de energia por meio de aplicativo de celular.

“A Enel estuda criar um sistema que tem como objetivo cortar a energia, por meio de um aplicativo de celular, sem precisar o técnico ir até o endereço do cidadão. Olha a que ponto chegamos. Estão criando um sistema para cortar a energia, e não para melhorar o serviço”, apontou.

“Quando a gente pensava que não poderia piorar, que já tínhamos denunciado tudo na CPI, agora vem mais essa surpresa. Medida para baixar a tarifa, nada, mas para humilhar o cearense, criam esse aplicativo. Por isso precisamos pressionar a Aneel, só ela pode punir essa empresa. Ou a Enel melhora ou se muda” – (Fernando Santana)

A deputada Luana Ribeiro (Cidadania) lembrou que durante um festival no Município de Cascavel houve queda de energia durante todos os dias, assim como instituições de ensino que não iniciam suas atividades por falta de ligação elétrica. De Assis Diniz (PT) disse que o momento é de apresentar medidas duras e diretas contra a empresa. “Todos os deputados têm alguma coisa para relatar sobre essa empresa. Agora, essa empresa está em situação muito confortável”, lamentou.

O deputado Moésio Loiola (PP), por sua vez, criticou a prestação de serviço das agências reguladoras no Brasil e defendeu mudança no acompanhamento feito por elas. Já Jô Farias (PT) destacou que a cidade de Horizonte foi notícia pela não retirada de postes de energia em vias públicas. “Semana passada ela fez a retirada dos postos depois de mais de um ano, porque um vídeo viralizou nas redes sociais”.

Confira o vídeo na íntegra: