Apenas 32,6% dos deputados estaduais do Ceará se consideram negros ou pardos

Deputados Estaduais, De Assis Diniz, Moisés Braz e Sargento Reginauro fazem parte dos 32,6% que se consideram negros e pardos. Foto: Reprodução/Blog Edison Silva /Alece

Nesta segunda-feira (20) é comemorado o dia nacional da consciência negra, uma data instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Dia marcado para relembrar e dar voz às pessoas e movimentos que representam a comunidade negra na sociedade. Para o deputado estadual, Moisés Braz, a comunidade negra do estado do Ceará necessita de um maior número de representantes, o que deve ser levado em conta nas eleições municipais de 2024. 

Pouco se fala sobre a importância de lideranças negras no Ceará, e a falta de compromisso de líderes para tratarem do assunto. Na Assembleia do Estado do Ceará (Alece), apenas 32.6% dos deputados estaduais se consideram negros ou pardos. Desses 32.6% apenas  2,17% são negros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Liderança Política

Moisés Braz (PT), é o único deputado estadual da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que se considera negro. Atualmente, ele está licenciado da Assembleia Legislativa e ocupa o cargo de secretário da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). 

Em conversa com o Secretário, Moisés Braz, ele diz ser uma responsabilidade social e política por ser o único deputado estadual negro, o que é uma prova da pouca participação do povo negro no parlamento estadual. “Enquanto a Câmara Federal desenvolve ações para garantir mais representatividade na política, ainda aqui no nosso Estado, nos deparamos com poucos parlamentares que com lugar de fala incorporam a defesa da pauta no Ceará”, afirmou. 

Brás, disse ainda que na SDA, existem orientações de construir políticas públicas voltadas a priorizar a população negra. “O caminho ainda é muito longo a ser percorrido. Para o meu mandato como secretário, é muito importante e temos procurado reforçar a prioridade com projetos para comunidades quilombolas, mulheres, pescadores, povos de comunidades tradicionais”, disse.

Secretaria da Igualdade Racial

O secretário da SDA, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT), é um dos únicos partidos do Brasil que levam essa questão a sério e a colocam como prioridade programática. “O nosso governador Elmano de Freitas tem olhado e dado mais atenção ao tema. Exemplo foi a criação da Secretaria da Igualdade Racial, representada pela secretária Zelma Madeira, aqui no nosso Ceará. A pasta, que é referência no nosso país, tem olhado e desenvolvido políticas públicas sobre essa temática em consonância com o governo do nosso presidente Lula”, afirma. 

O Governador Elmano de Freitas, criou no início do seu mandato, pela Lei 18.310, em 18 de Fevereiro de 2023, a Secretária de Igualdade Racial (SEIR), com o objetivo de garantir o comando da política de igualdade racial para a construção de uma sociedade democrática. 

Por Larissa Parente e Jaianny Melissy