Márcio Martins já foi líder de oposição a Sarto, mas hoje recebeu convite para se filiar ao PDT. Foto: Reprodução/Instagram

O clima tenso envolvendo membros do Partido Democrático Trabalhista (PDT) pode ter como foco principal um receio por parte do senador Cid Gomes de uma eventual aliança entre o prefeito Sarto, o ex-deputado Capitão Wagner e bolsonaristas no segundo turno do pleito eleitoral de 2024 em Fortaleza. Essa é a avaliação do vereador Márcio Martins (SD), que apontou que Cid tem interesse em comandar o partido para evitar que a legenda pedetista esteja alinhada com candidaturas da direita e extrema-direita contra um eventual candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Estou vendo com muita preocupação essa movimentação do PDT, protagonizada pelo Cid Gomes e o André Figueiredo, porque tem algo que alguns ainda não perceberam. A pancada disso não acontecerá somente nos pedetistas e esse recado tem que chegar nos grupos liderados por Capitão Wagner e pelos bolsonaristas. O recado do Cid é mai sou menos assim: tem que vir, obrigatoriamente, nem que seja pelo cabresto, votar no PT, para se juntar contra as outras duas candidaturas”, pontuou.

Do contrário, segundo disse, o mínimo alinhamento entre as eventuais candidaturas de Wagner, Sarto e de algum postulante bolsonarista no segundo turno, evitaria uma vitória de candidato do PT em Fortaleza. “Vocês estão entendendo onde o Cid quer chegar? Ou esses grupos começam a ter o mínimo de compreensão desse processo. Da possibilidade das três candidaturas se encontrarem, isso é infinitamente maior do que essa aliança forçada, na marra, que Cid Gomes quer manter na goela dos pedetistas”.

“Atenção bolsonaristas, waguinistas e essa ala que está sendo, hoje, constrangida, pelo senador Cid Gomes. Entendam, claramente, o recado que ele quer dar. É só fazer a conta. A turma que tá do lado de lá está vendo os percentuais. O Wagner, mesmo derrotado três vezes, tem esse recall aqui, qualquer um dos bolsonaristas tem ala forte que completa o outro bloco. E o Sarto, ainda que com a pecha de desgastado, que alguns estão colocando, está entregando obra para todo canto. Esse bloco aqui, junto, a parada é dura para o PT. E esse bloco aqui, junto, é quem tem voto na cidade de Fortaleza. E não estou propondo candidatura junta. Estou dizendo que tem que fazer o que o PT faz muito bem”, sugeriu.

Ele defendeu que as candidaturas do PDT, do União Brasil e do Partido Liberal não “se batam”, “não se maltratem” e que se respeitem até o término do primeiro turno das eleições do próximo ano. Ainda de acordo com ele, caso o PDT alinhado à reeleição de Sarto vença a eleição, isso afetaria a liderança de Cid Gomes.

Oposição

“Se essa turma de Fortaleza, que está sendo macho, ganhar a eleição, como fica a liderança do senador? Essa turma tem voto em Fortaleza e não pode ser desconsiderada. A cidade precisa ler, de fato, o que está acontecendo e qual a grande preocupação do senador Cid. É exatamente para evitar que três correntes muito fortes se unam no segundo turno contra o PT”, disse.

Diante das falas feitas por Márcio Martins, que já foi líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza à gestão Sarto, o líder do PDT na Casa, o vereador Did Mangueira convidou o colega para se filiar à sigla pedetista.

Confira o vídeo na íntegra: