Leandro e Sâmia compuseram a chapa “Para a Defensoria crescer junto com você”. Foto: Reprodução/ DPCE

Com 69% dos votos de defensoras e defensores públicos, que participaram da eleição de ontem (6), elegeram Sâmia Farias como nova defensora púbica geral do Ceará. Ao total ela obteve  229 votos favoráveis, e derrotou o defensor Luís Fernando de Castro, que teve apoio de 31% dos votantes (129 votos).

O resultado será informado ao governador Elmano de Freitas, a quem constitucionalmente cabe definir quem ocupará o cargo. O mandato é de dois anos (2023-2025).

Sâmia venceu em todas as três sessões de votação (Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte), bem como no voto postal.

Ao término da votação, agradeceu o apoio dos pares: “A minha palavra é de gratidão e compromisso. Estamos todos juntos e acreditamos numa Defensoria independente, numa Defensoria autônoma, e lutamos pra que a Defensoria seja mais forte, porque isso aqui não é só realização pessoal. É o trabalho que a gente faz diuturnamente e a transformação social que a gente faz na vida das pessoas”.

Atual subdefensora geral, Sâmia Farias enalteceu a lisura do pleito. “É a democracia. É importante. É salutar. A gente se propôs a uma campanha limpa, uma campanha respeitosa. Estou com a consciência muito tranquila porque não tivemos nenhum ataque pessoal. Da forma que a gente se propôs, a gente conseguiu concluir esse processo eleitoral”, acrescentou.

Companheiro de chapa de Sâmia como candidato a subdefensor, Leandro Bessa destacou o caráter coletivo da campanha. “A gente não constrói nada que não seja coletivamente. Isso está no âmago dessa candidatura e desse projeto de Defensoria, que contempla defensores e defensoras, movimentos sociais e assistidos, que são nossa razão de existir. Nossa luta é pelo engrandecimento da Defensoria. Porque a gente precisa construir uma Defensoria cada vez mais una. E esse é um compromisso da gente enquanto gestão. A Defensoria é de todos nós. E vai crescer a partir dessa construção coletiva. Porque nós sempre fomos fortes quando estivemos juntos”, disse.

Bessa avaliou o resultado da eleição como aprovação do modelo de gestão da Defensoria nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito ao fortalecimento das lutas de pessoas negras, LGBTs, pessoas com deficiência, pessoas idosas etc. “A Defensoria tem que ser de todo mundo. A Defensoria tem que ter sempre em mente a necessidade de proteção desses grupos vulnerabilizados. A gestão atual avançou muito nisso e nós esperamos continuar nessa toada. Eu acredito que o resultado mostra que estamos no caminho certo. Nós não somos donos da verdade, sabemos que temos ajustes a fazer e vamos lutar para que esses ajustes sejam feitos. Vamos todo dia lutar para honrar a confiança de cada defensor e de cada defensora”, frisou.

Ao ser nomeada pelo governador, Sâmia Farias será a oitava pessoa eleita a assumir a Defensoria Geral do Ceará desde a criação da instituição, há 26 anos. Será também a sétima mulher no posto.

Já administraram a DPCE: Nívea de Matos N. Rolim (1997/1999 e 1999/2001), Maria Amália Passos Garcia (2001/2003 e 2003/2005), Luciano Simões Hortêncio de Medeiros (2005/2007), Francilene Gomes de B. Bessa (2007/2009 e 2010/2011), Andrea Maria Alves Coelho (2011/2013 e 2013/2015), Mariana Lobo Botelho Albuquerque (2015/2017 e 2017/2019) e Elizabeth das Chagas Sousa (2019-2021 e 2021/2023).

Fonte: DPCE