Guilherme Sampaio rebateu críticas feitas por Sargento Reginauro na sessão desta quarta-feira. Foto: ALCE

O tema da Segurança Pública voltou a ser o foco de pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa. O deputado Sargento Reginauro (UB) cobrou, mais uma vez, a apresentação de um projeto por parte do governador Elmano de Freitas. Em resposta, Guilherme Sampaio (PT) afirmou que a oposição tenta manipular, politicamente, as forças de segurança. “A proposta de bolsonarista é armar o povo para o povo se defender sozinho”, disse.

Reginauro respondeu a pronunciamento feito por De Assis Diniz (PT), que também defendeu a gestão de Elmano e do ex-governador Camilo Santana. Segundo o opositor, é preciso que o Governo do Estado apresente um projeto para a Segurança Pública a fim de resolver os problemas nas comunidades e “devolver a paz para a nossa pereira e o Interior”.

“Foi solicitado força nacional, forças armadas? Porque o ministro Flávio Dino já mandou secretário especial para construir programa de segurança pública para o Rio de Janeiro. O problema do Ceará não existe? Vamos fazer de conta que não está acontecendo?”, questionou.

Segundo disse, desde o início do ano ele vem solicitando ao governador uma reunião para discutir a segurança pública do Estado. “Até agora, nada. Os números são ruins, o caos está instalado, infelizmente, estamos correndo atrás do prejuizo. A guerra está instalada, governador. Acorde, homem”.

Em resposta, Guilherme disse que a violência é um desafio de todo o País, mas que no Ceará há um obstáculo a mais, que é o fato de alguns que tentam manipular, politicamente, as forças de segurança em benefício de seus projetos políticos. “Os mesmos que puxaram motim inconstitucional no Governo Camilo e ficam bradando que tem proposta para a segurança”.

Em sua avaliação, tais propostas podem ser apresentadas na tribuna da Assembleia Legislativa e não necessita de reunião com o governador. “A proposta de bolsonarista é armar o povo para o povo se defender sozinho. Foi isso que o filho do Bolsonaro foi dizer na Argentina e teve o microfone cortado, passou vergonha”.

Fakenews

De acordo com o petista, na gestão Camilo Santana houve investimento “sem precedentes” em equipamentos, a ampliaçãodo RAIO, infraestrutura na gestão, suporte em saúde aos profissionais de segurança além de investimento na valorização dos agentes com concursos públicos.

“Estou feliz? Não, mas é diferente de nos submetermos a fakenews, à demagogia alheia, insuflando policiais a fazem motim e a assustarem a população. Traga propostas factíveis e a gente debate no plenário. As propostas do nosso Governo estão sendo apresentadas, trazidas ao plenário. Não vamos governar com demagogia”.

Confira o vídeo na íntegra: