Deputado quer entender o que levou a Cagece a reajustar em quase 18% a tarifa de água e esgoto neste ano. Foto: ALCE

O deputado Queiroz Filho (PDT) defende a realização de uma audiência pública para discutir a revisão tarifária de água e esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), de 14,39%, a partir do dia 29 de outubro. O parlamentar afirmou que o aumento da conta de água no Estado já chega a 18%, se levar em consideração o reajuste anunciado no início do ano.

“A revisão na conta de água e esgoto de 14,39%, se somado ao reajuste tarifário de 3,55% anunciado em janeiro, totaliza um aumento de quase 18% apenas em 2023. Um valor bem maior do que a inflação acumulada do país nos últimos 12 meses, que foi de 4,61%. Não seria exagero dizer que, assim, o Ceará é o estado com o preço da água três vezes mais caro!”, disse Queiroz Filho.

Queiroz Filho argumenta que a realização de uma audiência pública é importante para ouvir as dúvidas da população. “Para além de muitos questionamentos sobre a qualidade do serviço prestado pela Cagece, todos merecem compreender os motivos que ocasionaram tal revisão tarifária. Trata-se de uma oportunidade do Governo do Estado responder tais dúvidas, inclusive, se haverá novos aumentos acima da inflação”, explica.

O parlamentar também questionou os possíveis impactos financeiros da Parceria Público-Privada (PPP) firmada para universalizar o esgotamento sanitário em sete municípios cearenses. “Trata-se de uma iniciativa louvável. Mas é importante entender os valores da remuneração para a empresa contratada, Aegea, por parte da Cagece. Se mal começou a prestar os serviços e já houve um reajuste de 14,39%, imagina mais para frente. É como chamar uma pessoa para jantar, mas pagar a conta com o dinheiro do convidado”.

Confira o vídeo na íntegra: