Deputado federal cearense André Fernandes. Foto: Reprodução

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (18), às 11 horas, em local a ser definido, para analisar oito pareceres preliminares sobre acusações de quebra de decoro:

Joias

Parecer do deputado Albuquerque à Representação 17/23, apresentada pelo PL contra o deputado Glauber Braga (Psol/RJ), por causa de uma discussão com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP) em reunião na Comissão de Relações Exteriores. Albuquerque ainda não divulgou seu parecer.

Braga disse que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, só agradaria a extrema direita brasileira se “tivesse chegado ao aeroporto com um carregamento de joias”, em referência ao caso das joias recebidas de chefes de Estado estrangeiros por Jair Bolsonaro quando estava na presidência e em investigação na Polícia Federal.

Marco temporal

Parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD/BA) à Representação 9/23, apresentada pelo PL contra a deputada Célia Xakriabá (Psol/MG). Magalhães ainda não divulgou seu parecer. O partido pede que a deputada seja punida por ter ofendido deputados que votaram a favor do projeto do marco temporal de terras indígenas (PL 490/07), no Plenário da Câmara, no fim de maio.

Parecer do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) à Representação 10/23, apresentada pelo PL contra a deputada Sâmia Bomfim (Psol/SP), também por desentendimentos durante a votação do projeto do marco temporal de terras indígenas. Gutemberg Reis ainda não divulgou seu parecer.

Transfobia

Parecer do deputado Mário Heringer (PDT/MG) à Representação 18/23 protocolada pelo Psol contra o deputado Abilio Brunini (PL/MT). Heringer ainda não divulgou seu parecer. O partido acusa o deputado de transfobia contra a deputada Erika Hilton (Psol/SP) durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

Reforma tributária

Parecer do deputado Gutemberg Reis à Representação 19/23, apresentada pelo PT contra o deputado André Fernandes (PL/CE) por supostas falas discriminatórias durante a votação da reforma tributária. Gutemberg Reis ainda não divulgou seu parecer.

CPI do MST

Parecer do deputado Gabriel Mota (Republicanos/RR) à Representação 20/23, protocolada pelo Psol contra o deputado Ricardo Salles (PL/SP). Mota ainda não divulgou seu parecer. O partido reclama que Salles, de “forma recorrente e sistemática, tem ameaçado e intimidado mulheres de esquerda” na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, onde atuava como relator.

Parecer do deputado Acácio Favacho (MDB/AP) à Representação 22/23, protocolada pelo PL contra a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). Favacho ainda não divulgou seu parecer. O partido acusa Sâmia de tumultuar as reuniões da CPI do MST e de desrespeitar o deputado General Girão (PL-RN) durante as reuniões do colegiado.

Parecer do deputado João Leão (PP/BA) à Representação 21/23, protocolada pelo Psol contra o deputado Zucco (Republicanos-RS). Leão ainda não divulgou seu parecer. O partido acusa Zucco, que era presidente da CPI, de tentar silenciar Sâmia. O coronel, afirma a representação, ameaçou interromper a reunião da CPI se Sâmia “não permitisse que os demais falassem”.

Fonte: Agência Câmara