O momento marca a participação da Câmara Municipal de Fortaleza nos debates sobre a Dessal na Capital. Foto: Reprodução

Atendendo o requerimento nº 5350/2023, de autoria do presidente Gardel Rolim (PDT), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresenta em plenário nesta terça-feira, 16, o projeto de instalação da usina de dessalinização – Dessal – na Praia do Futuro. O momento marca a participação da Câmara Municipal de Fortaleza nos debates sobre a Dessal na Capital.

Utilizando o tempo do Grande Expediente, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, fará uma explanação da proposta da usina, destacando os impactos do projeto. O projeto integra o Consórcio das Águas e foi desenvolvido em 2017 diante do risco de escassez hídrica no Estado.

O tema foi destaque em reunião da Comissão de Meio Ambiente da Casa em agosto, recebendo técnicos da Cagece e da Anatel. No mês de setembro, o presidente Gardel Rolim participou do Seminário “Conexões Políticas: a importância dos cabos submarinos” promovido pela Anatel e em visita a Brasília com uma comitiva de vereadores reuniu-se com o presidente da instituição, Vicente Aquino.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Márcio Martins (SD) também visitou estações de dessalinização da água em Israel. O grupo foi formado por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Universidade do Estado do Ceará (Uece) e Marquise.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza