De Assis rebateu críticas feitas pela oposição após assassinato de adolescente em Fortaleza. Foto: ALCE

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia na manhã desta quarta-feira (25), o deputado De Assis Diniz (PT) afirmou que o Ceará é referência na Segurança Pública, apesar de números que mostram que o Estado tem índices altos de violência. Ele buscou rebater críticas feitas por oposicionistas, que cobraram medidas do Governo para reduzir os números de criminalidade.

O petista destacou ser necessário separar casos pontuais, como o ocorrido em Areninha no João Paulo II, em Fortaleza, onde um adolescente de 14 anos foi assassinado, daquilo que vem acontecendo no chamado crime organizado. Para ele, o crescimento da criminalidade em alguns estados, dentre eles o Ceará diz respeito à origem de grupos milicianos, que em suas falas “se apoderaram da estrutura do Estado brasileiro”.

“O crime organizado no Rio de Janeiro se estruturou e passou a tecer suas redes para o Nordeste e para o Norte. E hoje essa realidade nos causas perplexidade, porque o aparato está contaminado”, disse. “No Ceará, o crime organizado tentou colocar um tijolo da organização criminosa, mas o Governo do Estado tem trabalhado para destruir esses tijolos”.

Ele também atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro um apoio ao crime organizado, visto que ele disse em determinada ocasião que a milícia seria um bem para a sociedade. “É na base da milícia que os grupos criminosos se alimentam”.

O petista também afirmou que nos quatro anos de Governo Bolsonaro houve uma crescente da liberação do registro de armas e essa seria uma das causas do aumento da criminalidade. Segundo informou, o governador Elmano de Freitas inaugura neste sábado (28), o Centro Integrado de Segurança, que seria o maior investimento na área.

Para ele, além de referência em Saúde, Educação, Agricultura e Saneamento Básico, o Ceará passa a ser referência também na Segurança Pública. “O Ceará não produz cocaína nem maconha, chega aqui por outras fronteiras.Também não produz armamento, chega de outros estados. É verdade que temos enfrentado o crime organizado. Mas não se pode apontar com o dedo fazendo ilações subjetivas para vincular nossos dirigentes a esses fatos”, apontou. “Orgulho nacional” O parlamentar ainda fez defesa das gestões de Camilo Santana e Cid Gomes na área, que em sua avaliação, realizaram bons governos que precisam ser reconhecidos “e não querer acabar com a imagem do Ceará, que é hoje o orgulho nacional”.

Missias do MST (PT) corroborou com o colega, destacando a necessidade de debate sobre melhorias na Segurança Pública, porém, criticou aqueles que querem culpar alguém pelo aumento da violência. “É preciso ter prudência para não apontar o dedo. O governador Elmano está fazendo a coisa certa e o governador Camilo Santana na época fez a coisa certa”.

Confira o vídeo na íntegra: