Anúncio foi feito pelo prefeito Sarto durante live nas redes sociais. Foto: Reprodução/Instagram

O anúncio feito pelo prefeito Sarto do fim das catracas duplas nos ônibus de Fortaleza foi comemorado por vereadores da base governista e de oposição. Os parlamentares ressaltaram que o chefe do Poder Executivo ouviu os reclames da população e atendeu as demandas dos usuários do transporte público.

Na verdade, o chefe do Poder Executivo informou que deu ultimato para que as empresas encontrem uma solução para o fim das catracas. Segundo ele, isso deveria acontecer em 20 dias. Nas próximas duas semanas, Sarto deve fiscalizar os veículos para saber se a medida foi adotada pelos donos das empresas.

Sarto disse que a instalação das catracas duplas causou constrangimento à população e informou que as empresas ligadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindiônibus) já iniciaram a retirada e que dentro de 15 dias, equipes da Prefeitura de Fortaleza serão mobilizadas para fiscalizar o cumprimento da ação.

Vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Didi Mangueira (PDT) afirmou que o prefeito esteve atento às queixas da população e aos debates realizados pelos vereadores na Casa. Ele considera assertiva a iniciativa do prefeito José Sarto e enalteceu a habilidade de ouvir as demandas do povo.

Jorge Pinheiro (PSDB), por sua vez, parabenizou o prefeito por “ouvir os reclames dos vereadores e da população”. Ele destacou que muitas pessoas entraram em contato com seu mandato para falarem dos constrangimentos, dos problemas que o equipamento causava e pedir uma solução.

Duplas

Já a oposicionista Adriana Nossa Cara (PSOL) celebrou a decisão do prefeito salientando que o requerimento de sua autoria, protocolado em 29 de março deste ano, já solicitava a retirada das catracas duplas. Adriana afirmou que foram mais de 300 denúncias feitas pela população a sua mandata.

“Nós somos oposição propositiva, vamos onde for preciso para defender a opinião do povo, e sobretudo, para quem usa o transporte coletivo”. A vereadora reconheceu a decisão como fruto da mobilização popular e comemorou a iniciativa do chefe do Executivo Municipal.