Atualmente Crivelatti integra equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/ Senado

Após adiado depoimento do general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo de Jair Bolsonaro, a CPMI do 8 de Janeiro marcou para esta terça-feira (19) o depoimento de Osmar Crivelatti, ex-assessor da Presidência da República e atual integrante da equipe do ex-presidente.

Porém por uma decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, o ex-assessor poderá se ausentar da oitiva. Com a liberação do habeas corpus a presença de Crivellati se torna facultativa. Ele mesmo afirmou que não irá comparecer.

A reunião para ouvir Osmar estava marcada para iniciar às 9h. Agora a CPMI poderá discutir se irá ativar o STF para convocação obrigatória de Crivellati à Comissão.

Já o depoimento de Braga Netto deve ser remarcado para 5 de outubro.

Histórico

Osmar Crivelatti foi coordenador administrativo da Ajudância de Ordens da Presidência da República e era subordinado ao tenente-coronel Mauro Cid. Para a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), uma das autoras do requerimento da oitiva (REQ 1.432/2023), é importante ouvir o ex-auxiliar para buscar esclarecer os fatos preparatórios dos atos do dia 8 de janeiro. 

“A oitiva do senhor Osmar Crivellatti, segundo-tenente do Exército que trabalhou junto com Mauro Cid na Ajudância de Ordens da Presidência da República, nos parece fundamental para a investigação dos fatos desta comissão de inquérito”, afirma Eliziane. Além dela, outros parlamentares apresentaram requerimento semelhante, como o senador Rogério Carvalho (PT-SE). 

Entre os temas que devem ser abordados pelos membros da CPMI, está o fato de o nome do tenente estar ligado a Mauro Cid no caso das investigações da Polícia Federal sobre a participação no processo de retirada de presentes recebidos de autoridades oficiais estrangeiras pelo ex-presidente e que estariam no gabinete-adjunto de Documentação Histórica do Palácio do Planalto.

Com informações do Senado Federal