De iniciativa do Poder Executivo Estadual, o Projeto aguarda sanção do governador Elmano de Freitas. Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei de N° 9105, que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde no Ceará e o Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde. De iniciativa do Poder Executivo Estadual, o Projeto aguarda sanção do governador Elmano de Freitas.

A Política e o Conselho são instrumentos necessários para fortalecer os potenciais do Ceará que avança para se tornar um dos protagonistas no movimento global de mudança da matriz energética, com base na produção e exportação do hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa.

“O mercado do hidrogênio tem revelado potencial para atração de investimentos, geração de empregos e renda, estando, ainda, alinhado com premissas mundiais de desenvolvimento sustentável do ponto de vista social e ambiental”, justificou, em proposta aprovada na Assembleia Legislativa.

De acordo com o Projeto, a Política Estadual do Hidrogênio Verde no Ceará. “tem o foco no desenvolvimento econômico baseado na diversificação e ampliação da matriz energética e na redução da emissão da emissão de carbono no Estado do Ceará”, disse o texto. O Conselho, por sua vez, terá “competências para discutir estratégias, definir diretrizes e ações voltadas ao incentivo da cadeia de produção do hidrogênio verde”, registrou.