A investigação analisará a conduta de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de juízes que atuaram na Lava Jato / Foto: AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou hoje (6) que vai criar uma força-tarefa para investigar agentes públicos por desvios de conduta cometidos durante a Operação Lava Jato. A decisão foi anunciada após a divulgação da liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as provas obtidas nos acordos de leniência da Odebrecht.

Segundo a AGU, a apuração também planeja promover a reparação de danos causados por decisões proferidas pela 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

A investigação analisará a conduta de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de juízes que atuaram na Lava Jato. Ao final da investigação, se os envolvidos forem responsabilizados, a AGU quer cobrar indenizações para ressarcimento ao governo federal.

Na decisão, além da anular as provas da Odebrecht, Toffoli afirmou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as investigações da Lava Jato pode ser considerada um dos “maiores erros judiciários da história do país”.

Fonte: Agência Brasil