Em Fortaleza, serão eleitos 60 titulares e 60 suplentes. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está fazendo o registro dos candidatos aos cargos de Conselheiro Tutelar no Estado do Ceará, cuja eleição ocorrerá no dia primeiro de outubro próximo. Os eleitos têm um mandato de quatro anos e cada um ganha, mensalmente, 8 mil reais.

O número de candidatos, neste ano, será bem menor que nos anos anteriores, em razão de uma mudanças que ocorreram quanto à exigência para cada candidato, inclusive o de grau de instrução e a prova de conhecimentos que será feita como exigência primeira para a candidatura.

Em alguns municípios cearenses, é muito pequeno o número de candidatos, o que exigirá uma eleição suplementar, logo depois do dia primeiro de outubro, pois cada conselho tutelar tem que ter ao menos cinco conselheiros e cinco suplentes. Em Fortaleza, serão eleitos 60 titulares e 60 suplentes.

A remuneração dos conselheiros de Fortaleza é a maior do Ceará. Na maioria das 183 outras cidades cearenses, a remuneração do conselheiro tutelar é de apenas um salário mínimo.