Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Pinho se disse municipalista e defendeu a causa das prefeituras. Foto: ALCE

O deputado Cláudio Pinho subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, para defender a paralisação em massa das prefeituras do Ceará, no próximo dia 31 de agosto, visando pressionar o Governo Federal para liberar os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com ele, a queda nas receitas dos repasses, no mês de julho, foi da ordem de 34% e somente com pressão o volume de verbas seria normalizado.

“O que o Governo Federal tem contra os municípios? A cada dia diminui o repasse do FPM para os municípios e acreditem, tudo acontece nos municípios. Eu nunca tinha visto greve nas prefeituras, mas agora os prefeitos vão fechar as prefeituras porque não têm condições de honrar com os compromissos”, disse.

A Aprece convocou para esta quarta-feira (23), uma reunião com todos os prefeitos do Ceará, visando se articular para a paralisação prometida para o próximo dia 31 de agosto, bem como apresentação das demandas de cada Município.

Pinho chegou a comprar a atual situação das prefeituras com o dia a dia de uma dona de casa. “Imagine uma dona de casa que tem diversos compromissos, todos os dias. Ela tem que pagar a conta de luz, água, internet. E, de repente, um corte de mais de 30% no salário. É isso o que está acontecendo nos municípios”, disse.

Para o parlamentar, a pressão contra o Governo Federal se faz necessária para que as prefeituras sejam valorizadas. “Na hora da eleição todos vão atrás dos prefeitos, dos vereadores. Mas na hora de mandar os recursos, os prefeitos precisam estar com o pires nas mãos. Com essa paralisação, o Governo Federal vai ver que precisa dos municípios. É preciso que as prefeituras parem”, disse.