Completou um mês da aprovação da Lei de criação da Secretaria de Proteção Animal. Os deputados estaduais cearenses votaram a matéria proposta pelo governador Elmano de Freitas, em regime de urgência, no dia 14 de julho. O governador não teve tanta pressa em sancionar a Lei, pois só o fez no dia 28 de julho, quase no prazo limite para sua manifestação, que é de 15 dias, senão o projeto aprovado teria que voltar para a Assembleia, e a Mesa Diretora promulgar a nova Lei. Desde quando a criação da nova secretaria foi proposta, que os políticos comentam que ela seria ocupada por uma pessoa filiada ao PSD, ou mais precisamente o deputado federal Célio Studart, cuja bandeira política é a defesa dos animais.

Embora todos os deputados tenham aprovado a matéria de interesse do Governo, parte dos aliados do governador registravam, em particular, suas insatisfações pelo fato de a nova secretaria vir a ser entregue a um dos partidos de oposição, posto ter sido o seu presidente estadual, Domingos Filho, o candidato a vice-governador da principal chapa de oposição ao governador eleito. E mais, segundo alguns, o compromisso assumido pelo governador, na formação da aliança que o ajudar a se eleger, tenha ficado acertado que os partidos e políticos que aderissem ao Governo, dele não participariam.

Domingos Filho tem tratado do seu ingresso no Governo do Estado com o senador Camilo Santana e o deputado Evandro Leitão, presidente da Assembleia. Foram eles, os principais incentivadores da criação da nova secretaria para contemplar a adesão do PSD de Domingos ao Governo. A reação de deputados estaduais, e de dirigentes  do PP e do MDB, além de alguns petistas, têm pressionado o governador para não receber a adesão de Domingos, se tiver que entregar a ele uma secretaria e vários outros cargos no Governo. Elmano parece ter aceito, pelo menos até aqui, as ponderações dos aliados que divergem das posições de Camilo e Evandro, quanto à adesão de Domingos Filho e o seu PSD.

Alguns desses governistas, reservadamente criticam Camilo Santana, lembrando as acusações fortes que Domingos Filho e o deputado federal Domingos Neto fizeram ao ex-governador Camilo quando este apoiou a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) à época presidido por Domingos Filho. A extinção do TCM foi, no momento, uma reação do Governo contra a posição de Domingos Filho em favor da candidatura do deputado Sérgio Aguiar à presidência da Assembleia Legislativa cearense, contra o candidato do Governo que era o deputado estadual Zezinho Albuquerque.

Foi um longo período em que os dois Domingos fizeram sérias acusações contra Camilo Santana. Ao lembrarem aquele momento, os aliados do próprio Camilo e de Elmano, justificam suas posições contrárias ao ingresso do PSD no Governo. Dizem eles, apoiar pode, mas ter cargos no Governo, não. O grupo de oposição a Domingos parece que está vencendo os seus dois padrinhos: o ministro da Educação Camilo Santana, e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão.

Oposição também no Governo Lula

Domingos Filho não sofre restrição apenas contra a sua entrada no Governo do Ceará. Ele foi indicado pela direção nacional do PSD para ser o presidente da Funasa, o órgão federal recriado após o Congresso Nacional ter rejeitado uma Medida Provisória do presidente Lula, logo no início do seu governo, extinguindo-a. Alguns deputados federais cearenses, representantes do MDB, Eunício Oliveira, e do União Brasil, Danilo Forte, posicionaram-se contra a nomeação dele para o cargo. A indicação de Domingos feita pela direção nacional PSD, já tem alguns dias e ainda não saiu. Dizem que não sairá.

Danilo Forte tem interesse direto no comando da Funasa. Ele já foi seu presidente, mas agora, como deputado ele só poderá ser nomeado ministro ou outro cargo equivalente. Eunício, pode até ter nome para o cargo de presidente da Funasa, mas o seu propósito mesmo e evitar que o seu adversário (eles já foram aliados) não se fortaleça, o que prejudicaria diretamente a dois suplentes de deputado estadual do MDB da Região dos Inhamuns (Audic  Mota e Leonardo Araújo), onde Domingos tem forte liderança. O PSD, contudo, ainda tem esperança que o Domingos saia vitorioso, tanto no Governo de Elmano, quanto no Governo Lula.