O pedido foi assinado pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado. Foto: Reprodução

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União solicitou acesso a relatório da Polícia Federal sobre o suposto esquema de desvio de joias recebidas por Jair Bolsonaro (PL) quando era presidente da República.

O pedido foi assinado pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado. O objetivo é avaliar – a partir da análise das informações da PF — a possibilidade de adoção de medidas processuais por parte da corte de contas.

“Considerando que esses fatos podem afetar processos em tramitação no Tribunal de Contas da União, a exemplo do TC 003.679/2023-3, que trata de representação que apura indícios de irregularidades relacionadas à tentativa de entrada no país de joias no valor total de 3 milhões de euros, solicito que Vossa Excelência encaminhe em até cinco dias úteis cópia do relatório conclusivo da investigação da Polícia Federal sobre o suposto esquema de negociação ilegal”, disse trecho do documento.

Na última sexta-feira (11/8), a Polícia Federal – por ordem do Supremo Tribunal Federal – promoveu busca e apreensão contra quatro pessoas ligadas a Bolsonaro por suspeita de que vendiam ilegalmente no exterior presentes oficiais dados ao então chefe de Estado.

No mesmo dia, a PF pediu ao STF autorização para quebrar os sigilos fiscal e bancário do ex-presidente.

Fonte: site Conjur