Gabriel Aguiar promete mais unidade e dinamismo quando estiver à frente do grupo. Foto: Reprodução/ André Lima

O bloco de oposição à gestão do prefeito Sarto na Câmara de Fortaleza mudará a liderança do grupo até o fim deste mês. Sai Danilo Lopes (Avante) e deve assumir Gabriel Aguiar, do PSOL. Nos últimos meses, após a escolha de Lopes como líder do grupo, a bancada pouco atuou em fiscalização do Governo Municipal ou em atuação conjunta no Plenário Fausto Arruda.

Como justificativa para o baixo desempenho, os membros do colegiado apontam o recesso parlamentar de julho, que teria prejudicado as ações de fiscalização e cobranças da Prefeitura. Muitos vereadores viajaram, inclusive, Danilo Lopes, que divulgou em suas redes sociais algumas críticas à gestão, ainda que estivesse de férias.

Gabriel Aguiar acredita que, a partir de agora, com a mudança da liderança e com o retorno dos trabalhos, o grupo possa estar mais unido, com pautas coesas levadas a plenário e mais incursões às obras do prefeito Sarto na cidade. Segundo ele, a oposição é diversas, o que também pode contribuir para que, nem sempre, pautas em comum sejam encaminhadas e defendidas por todos.

Danilo Lopes foi escolhido líder da oposição no fim de maio e estava atuando, de forma isolada, em fiscalizações a postos de saúde da Prefeitura de Fortaleza. Se somaram a ele na bancada oposicionista os vereadores Léo Couto (PSB), Ronivaldo (sem partido), Adriana Nossa Cara (PSOL), Gabriel Aguiar, Eudes Bringel (PSB), Dr. Vicente (PT), Adriana Almeida (PT), Estrela Barros (Rede) e Ronaldo Martins (Republicanos).

Nos últimos meses, cada vereador levou à tribuna pautas isoladas de interesse de seus mandatos. Adriana Nossa Cara, por exemplo, tem focado nas questões inerentes à habitação, enquanto que Léo Couto aponta falhas da gestão que tenham relação com obras do Governo do Estado. Adriana Almeida tem como demandas principais questões relacionadas à Educação, enquanto que Estrela Barros destaca ações na região que representa como parlamentar, no chamado Grande Pirambu.

Os vereadores Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula, ambos do PDT, também comungam de muitos posicionamentos da oposição ao prefeito Sarto, mas preferem se considerar como independentes. Ana Paula, por enquanto, está licenciada e assumiu assento na Câmara Federal, no lugar do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT).