Print da página da transparência do Governo do Ceará, na parte referente aos empenhos pagos à empresa que aluga um dos aviões

Um requerimento do deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), pedindo informações sobre as viagens do governador Elmano de Freitas, utilizando um avião alugado a uma empresa do Paraná, para ficar à disposição do seu gabinete, motivou uma longa discussão, onde, inclusive, foi lembrada uma viagem internacional feita pelo ex-governador Cid Gomes, em avião particular, alugado pelo Governo do Ceará, quando o governador levou sua sogra na comitiva oficial. O Estado do Ceará, nos sete primeiros meses do Governo Elmano de Freitas, já gastou com o aluguel de um avião da empresa Executive Air Táxi Aéreo Ltda, sediada no Estado do Paraná, um total de R$ 7.746.457,00, correspondendo a uma média mensal de pouco mais de R$1,2 milhão por mês.

De suas próprias viagens com esse avião, o governador autorizou o pagamento de  seis faturas. Segundo a oposição, o total de gastos com o avião, daria para fazer um total de 2.900 viagens de Fortaleza a Breasilia, no período de sete meses, o que permitiriam ser feitas mais de dez viagens por dia. No fundo a oposição quer saber com quem o governador tem viajado tanto nesse avião que fica à disposição do seu gabinete. Alguns disseram que um dos usuários da aeronave é o ministro da Educação, Camilo Santana, exatamente pelo fato de ele estar todo fim de semana no Ceará e os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que servem aos ministros, não registrar vôos de Camilo para o Ceará. Uma matéria publicada hoje (3) no jornal O Estado de São Paulo, fortaleceu os argumentos da oposição.

Nos bastidores, um outro nome citado como usuário constante desse avião pago pelo Governo do Ceará, é a senadora Augusta Brito, que todo fim de semana está no Ceará, ao lago do governador Elmano de Freitas, nos eventos públicos. Na relação de gastos da senadora, com os recursos da Verga de Desempenho Parlamentar, a senadora não tem pagamentos feitos sobre passagens para o Ceará. No requerimento de Cláudio Pinho que foi rejeitado pelos deputados governistas, seguindo orientação do líder do Governo e do líder do PT, o deputado indagava sobre “Para quais destinos os aviões voaram ( o governador tem dois aviões alugados à disposição do seu gabinete. O menor é alugado a empresa do Ceará e só faz voos para o Interior do Estado, portanto o seu custo é bem menor); também sobre as datas e os horários de cada voo; O número de pessoas presentes em cada voo, tripulantes e passageiros; a relação dos nomes das pessoas presentes em cada voo e O valor gasto em cada voo”.

Em meio à discussão, o deputado Carmelo Neto lembrou a viagem que Cid Gomes, no seu primeiro mandato como governador do Estado, fez em voo particular, pago pelo Governo do Estado, para a Europa, e na comitiva estava, além da primeira dama, a mãe dela, sogra do governador, daí a viagem de ter sido denominada de “viagem da sogra”, pela qual o ex-governador teve que dar muitas explicações, inexplicáveis, e ainda hoje fica aborrecido quando o fato é lembrado. Segundo Carmelo, o requerimento é para evitar as especulações que são feitas, quanto aos passageiros dos voos governamentais. Segundo a oposição, muitos dos voos o governador sequer está na aeronave.