A reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO) está marcada para as 14h e tem outros cinco itens na pauta. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado Danilo Forte (União/CE) apresenta nesta terça-feira (8) o relatório preliminar ao projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 4/2023). A reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO) está marcada para as 14h e tem outros cinco itens na pauta. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A matéria deveria ter sido aprovada pelo Congresso Nacional até 17 de julho, mas ainda aguarda a definição da Câmara dos Deputados sobre o novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023). Se o projeto não for votado até 31 de agosto – data-limite para que o Poder Executivo envie ao Parlamento a proposta da LOA -, as duas proposições poderão tramitar simultaneamente.

Crédito adicional

A CMO também pode votar dois projetos de lei (PLNs) do Poder Executivo que abrem crédito adicional ao Orçamento deste ano. O PLN 13/2023 libera R$ 22,8 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O relator é o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

O PLN 14/2023 abre crédito adicional de R$ 25,8 milhões para os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e das Mulheres. A relatora é a senadora Augusta Brito (PT/CE).

Requerimentos

A comissão pode votar ainda três requerimentos de audiência pública. A presidente da CMO, senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB), sugere um debate sobre a governança orçamentária de políticas públicas para as mulheres.

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) propõe audiência sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O parlamentar requer ainda uma reunião para discutir a percepção pública sobre os investimentos em ciência.

Fonte: Agência Senado