Fernando Santana é o presidente do colegiado e Guilherme Landim o relator. Foto: Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os serviços prestados pela empresa Enel no Ceará, foi instalada, na manhã desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa. O presidente do colegiado é o deputado Fernando Santana (PT) e o relator, o pedetista Guilherme Landim. Segundo informaram, o relatório sobre as investigações deve ser apresentado em até 120 dias.

Fernando Santana afirmou que o objetivo do grupo é fazer uma fiscalização minuciosa dos serviços prestados pela empresa Enel para a população do Ceará. A fornecedora de energia tem sido criticada por políticos, entidades e cidadãos em geral devido à péssima prestação dos serviços no Estado. “Ou a Enel muda ou ela se muda do Ceará”, disparou o petista.

No ano passado, ele presidiu uma comissão especial, que tinha como objetivo avaliar o contrato da empresa com o Governo do Estado, e segundo informou, foi constatado irregularidades na prestação dos serviços, o que fez com que o pedido de CPI fosse protocolado em fevereiro deste ano. Todos os deputados da Casa Legislativa assinaram o requerimento que solicitava a instalação do colegiado.

O deputado Carmelo Neto (PL), membro do grupo, destacou a importância de se alinhar com outras CPIs instaladas pelo Brasil tratando sobre o mesmo tema. Dessa forma, garantiu, os trabalhos devem ter um resultado mais concreto e que traga algum benefício para a população.

O grupo deve atuar pelos próximos 120 dias, podendo ter suas atividades reconduzidas por mais 120 dias. No entanto, Fernando Santana garantiu que até o fim do ano o colegiado poderá apresentar um relatório sobre o trabalho realizado, seus resultados e as demandas para os órgãos competentes.

CPI da Enel

Titulares Fernando Santana (PT) De Assis Diniz (PT) Gabriela Aguiar (PSD) Guilherme Landim (PDT) Bruno Pedrosa (PDT) Romeu Aldigueri (PDT) Carmelo Neto (PL) Felipe Mota (UB) Agenor Neto (MDB)

Suplentes Larissa Gaspar (PT) Guilherme Sampaio (PT) Simão Pedro (PSD) Lia Gomes (PDT) Antônio Henrique (PDT) Leonardo Pinheiro (PP) Danniel Oliveira (MDB) Dra. Silvana (PL) Sargento Reginauro (UB)