O deputado lamentou que a geração de empregos se concentrem apenas em grandes centros urbanos. Foto: ALCE

O Ceará foi o Estado do Nordeste que mais gerou empregos no mês de julho, enquanto Fortaleza figura na primeira colocação entre as capitais nordestinas. O tema foi levado à tribuna pelo deputado Cláudio Pinho (PDT), que enalteceu o momento vivido pelos cearenses, ao menos no mês que passou.

Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na quarta-feira (30/08). De acordo com o relatório, o Ceará registrou 6.490 novos empregos gerados, desempenho proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (47.597), que superou o de demissões (41.107).

“Quando a economia começa a reagir na geração de empregos, devemos enaltecer, se mobilizar e ir atrás de fazer o emprego estar mais perto daqueles que querem ter uma oportunidade no mercado de trabalho”, defendeu. Ele destacou, ainda que Fortaleza gerou 3.209 empregos, em julho, enquanto o segundo colocado, Recife (PE), gerou a metade, 1.626 postos. “

“A metade dos empregos gerados estão na Capital cearense. É dessa forma que temos que trabalhar para melhorar a vida das pessoas, pois, quando temos o emprego, temos a dignidade e a autonomia para o trabalhador tocar sua vida” –  (Cláudio Pinho)

Mercado

Apesar de enaltecer os dados referentes ao Estado, o parlamentar lamentou que isso não resulta em novos postos de emprego no Interior do Ceará. Para ele, é preciso incentivar a atração de novas empresas, gerando renda e tirando a concentração existente em grandes centros urbanos.

“Para que a gente possa fazer com que as pessoas do sertão também tenham a esperança de se engajar no mercado de trabalho e sair da dependência do Bolsa Família e dos aposentados”, disse. Ele alertou para a necessidade de investimentos nos setores do Turismo e Entretenimento, visto o potencial que o Ceará tem com atrações naturais em potencial.