Domingos Filho, presidente do PSD, foi candidato a vice-governador, no ano passado, na chapa encabeçada por Roberto Cláudio. Foto: Reprodução/Instagram

O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta segunda-feira (21), que o deputado federal Célio Studart será o 33º secretário do Governo do Estado, no comando da Secretaria de Proteção Animal. O parlamentar foi indicado pelo chefe do Poder Executivo após o PSD, seu partido, ter rompido com a Prefeitura de Fortaleza e entregado os cargos que tinha na gestão do prefeito Sarto.

Um mês após aprovação pela Assembleia, Secretaria de Proteção Animal ainda não é realidade

A posse de Studart acontece na tarde desta terça-feira (22) no Palácio da Abolição e era esperada há praticamente um mês pela liderança do PSD no Estado, o ex-vice-governador do Estado Domingos Filho. Pelo menos 60 novos cargos devem ser criados na estrutura do Governo do Ceará, conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 14 de julho e sancionado por Elmano em 27 de julho.

No fim de semana, conforme nota publicada pelo presidente do PSD, Domingos Filho, o partido teria entregado os cargos que possuía na Prefeitura de Fortaleza. O dirigente alega que não tinha o espaço desejado na gestão do prefeito Sarto. Dois vereadores da sigla, PPCell e José Freire, porém, ainda não demonstraram interesse em deixar a base governista na Câmara Municipal.

“A criação de uma secretaria voltada para cuidar de animais é um grande avanço, não só para o Ceará, mas para todo o País. É um novo desafio, mas também uma grande honra poder ocupar esse cargo e fazer parte desse marco para a proteção animal”, afirmou Célio Studart, que se notabilizou politicamente pela defesa da causa animal.

Abrigos

De acordo com o parlamentar, foi garantido para funcionamento da pasta, a liberação de recursos para a ampliação do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), assim como a abertura de um edital para que entidades e abrigos possam ser credenciadas para receber um auxílio financeiro.

Entre as atribuições da pasta, estão a promoção e o fortalecimento da assistência médica veterinária em Fortaleza e no Interior do Estado a animais de pequeno e grande porte, mediante a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e pessoal capacitados, além de execução de políticas de controle populacional, por meio de castrações disponibilizadas por unidades móveis e fixas como hospitais, clínicas e congêneres.