Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Entidades, associações e núcleos de pesquisa assinaram uma nota conjunta em repúdio às declarações do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, sobre o instituto do tribunal do júri.

“A frente parlamentar feminina deveria propor uma Emenda Constitucional para extinguir o tribunal do júri. Já é chegada a hora do Congresso Nacional extinguir o júri. Eu tenho dito isso na turma e no plenário, e aqui tomo a liberdade de dizer às senadoras e deputadas: tomem a frente disso, proponham a extinção do tribunal do júri”, disse o ministro na ocasião.

Na nota, as entidades reconhecem que o instituto deve ser aprimorado, mas se colocam contra qualquer tentativa de subtração de competência ou extinção do Tribunal do Júri.

 

As entidades também sustentam que o júri está intrinsecamente ligado a democracia em que  Estados verdadeiramente  democráticos, o  júri alcança maior protagonismo.

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim),  Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM),  Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Instituto Baiano de Direito Penal e Processual (IBADPP), Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais — USP (CPECC), Núcleo de Pesquisa em Tribunal do Júri (NUPEJURI), Observatório da Mentalidade Inquisitória, Comissão Especial em Defesa do Tribunal do Júri da OAB Nacional assinam a nota.

Do site Conjur