Visita ao Mais Nutrição com a presença do governador Elmano e do Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira. Foto: Reprodução/ Carlos Gibaja

Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (17), a fábrica do programa Mais Nutrição, nas Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), no município de Maracanaú.

Também participaram da visita, o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti; a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; o presidente da Ceasa, Tin Gomes; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou o impacto do Mais Nutrição na vida de milhares de cearenses e afirmou que a ideia é levar o programa para mais áreas do estado. ”É uma felicidade poder receber o Ministro para mostrar esse programa tão importante. Aqui distribuímos alimentos para quase 30 mil pessoas. Em breve, possivelmente no segundo semestre, poderemos expandir essa ação também para a região da Serra da Ibiapaba”, disse o petista.

Paulo Teixeira elogiou o programa, projetando replicar o que é feito em território cearense em todo o Brasil: ”O Ceará precisa ensinar essa experiência para todo o Brasil. É um verdadeiro exemplo de combate à fome, combate ao desperdício. Acredito que seja o programa mais redondo do país nesse sentido. Vamos tentar aprender daqui para tentar replicar no restante do país a partir do que existe aqui”.

Sobre o programa

Iniciativa do Governo do Ceará, por meio da SPS, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) Ceasa e Instituto Agropolos, o Mais Nutrição completou quatro anos recentemente, no último dia 25 de junho.

Com mais de três mil toneladas de alimentos distribuídos, o programa beneficia um total de 134 entidades. Isso representa 29.822 pessoas atendidas, nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Antes da implantação do programa, o desperdício de alimentos era de 14 toneladas por dia. Atualmente, 50 toneladas são doadas por mês.

Fonte: Governo do Estado do Ceará