O suplente Simão Pedro durante seu primeiro pronunciamento como deputado estadual. Foto: ALCE

Simão Pedro, do PSD, assumiu mandato, na manhã desta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa, no lugar de Lucilvio Girão (PSD), que entrou de licença para tratar de assuntos particulares. O suplente de deputado é o sétimo em atuação na Casa Legislativa, no lugar dos titulares.

As licenças para tratar de assuntos particulares se tornaram uma espécie de ação praticada por partidos políticos para garantir a oxigenação partidária, dando espaço para que suplentes assumam o mandato, ainda que seja por apenas quatro meses. Na Assembleia Legislativa também há casos de parlamentares que estão licenciados porque assumiram cargos na gestão do governador Elmano de Freitas.

Além de Lucilvio Girão estão licenciados os deputados Moisés Braz (PT), Zezinho Albuquerque (PP), Oriel Nunes (PDT), Fernando Santana (PT), Marcos Sobreira (PDT) e Salmito Filho (PDT). Enquanto isso, estão em mandato na Casa os suplentes Simão Pedro (PSD), Nizo Costa (PT), Almir Bié (PP), Bruno Pedrosa (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Guilherme Bismarck (PDT) e  Antônio Granja (PDT).

Em seu primeiro pronunciamento como deputado, Simão Pedro agradeceu à família e citou os pais, ambos ex-prefeitos do município de Orós, do qual também já foi gestor entre os anos de 2017 e 2020. “Venho trazer para esta Casa minha experiência no Executivo e tenho certeza que aqui aprenderei muito”, destacou.

Município

O parlamentar também agradeceu ao Partido Social Democrata pela confiança e aos eleitores pelos 35.414 votos recebidos no pleito para deputado estadual em 2022.  “Fui votado em mais de 160 municípios na primeira vez saindo candidato de um Município de pequeno porte. Conquistar esse espaço é uma vitória para mim e para a história do meu Município”.