Vice-líder Didi Mangueira defende o diálogo entre os dois chefes do Executivo. Foto: CMFor

Mais uma sessão da Câmara Municipal de Fortaleza foi marcada por embates entre base e oposição em relação à saúde da Capital do Estado, em crise já há alguns meses. Diante do imbróglio na área, vereadores clamaram para que o governador Elmano de Freitas receba o vereador Sarto, e juntos possam encontrar solução para os problemas de superlotação e falta de insumos em alguns equipamentos hospitalares.

“O Sarto está sem aguentar esse peso nas costas”, disse o vice-líder do Governo Didi Mangueira (PDT) em relação à situação do Instituto Dr. José Frota, Frotinhas, UPAs e Gonzaguinhas.  “Peço a Deus que a política faça essa união do prefeito e do governador para resolver o problema da Saúde Não podemos ficar dizendo que o culpado é só o prefeito, o governador ou o presidente. Precisamos chamar a atenção de todos os governantes para procurar uma saída para a Saúde da nossa cidade”, disse.

Ele defendeu que Elmano faça um convite ou convoque Sarto para uma conversa sobre o tema, assim como os respectivos secretários da pasta. “Chame o Sarto hoje para uma reunião e pergunte o que o Governo do Estado pode fazer para diminuir o sofrimento do povo. O povo está morrendo. Chame, convide, convoque. E aí, sim, se o Sarto não for vossa excelência vai a público e diga que convidou e que aqui não pisou”, disse.

Outro que defendeu que as diferenças sejam colocadas de lado em prol da saúde da população foi o vereador Jorge Pinheiro, do PSDB, um dos principais críticos das gestões petistas. “Esse não é o momento para ficar simplesmente no embate, principalmente, diante da realidade que está acontecendo em todo o Brasil. Nunca antes a gente precisou tanto de um diálogo”, defendeu.

Comissão

“Precisamos deixar as brigas, as diferenças de lado. Sabendo que isso não quer dizer que um apoia o outro. Mas que cada um deve ter entendimento que é maior que o partido, que é a necessidade de nos unirmos para cuidarmos de nosso povo. Peço que os vereadores que são ligados ao governo municipal e estadual que possam tentar aproximar, principalmente, neste tema da saúde”, destacou.

O vereador Júlio Aquino (UB) lembrou de uma pauta defendida por Luciano Girão (PSD) da criação de uma comissão mista entre vereadores e deputados estaduais para tentar debater o tema da saúde entre as duas casa. A proposta, que também chegou a ser ventilada pela deputada Dra. Silvana (PL) na Assembleia Legislativa, não seguiu em frente.