Após o lançamento, o evento segue até o dia 1º de junho com um treinamento voltado para representantes da área de estatística de órgãos de segurança pública de todas as unidades da federação. Foto: Reprodução/ Governo do Ceará

Com o Ceará como um dos cinco estados que testou a versão-piloto do novo sistema de estatísticas criminais do Ministério da Justiça, é lançado nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31)), em Brasília- DF, o novo programa Validador de Dados Estatísticos (VDE) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), plataforma usada pelos profissionais de segurança pública dos estados para encaminhar dados de segurança pública e defesa social de forma mais eficiente e célere.

O Ceará está representado pelo superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, pelo gerente de Estatística e Geoprocesssamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres e pelo assessor técnico, Matheus Osterno.

O lançamento acontece durante a primeira edição da Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública. Além do Ceará, pioneiro no desenvolvimento de tecnologias e inovação já utilizadas pelo próprio Ministério da Justiça, como o sistema Status, participaram do teste-piloto do VDE os estados do Paraná, Mato Grosso, Pará e Minas Gerais.

Com o novo validador, os agentes de segurança e gestores contarão com informações mais completas, objetivas, rápidas e atualizadas em tempo real.

A nova versão da ferramenta possibilita a ampliação do painel de indicadores de segurança pública dos nove atuais para 28 dados, entre eles feminicídios, estupros, suicídios, desaparecimentos, mortes por agentes do estado e outros, tudo atualizado em trinta dias. ”Com as inovações, ampliam-se os subsídios para as tomadas de decisões e implementação de políticas públicas, assim como para a produção e para a publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional”, destacou o diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Felipe Sampaio.

Transparência e rapidez

Para o gerente da Geesp, Franklin Torres, o novo sistema é muito importante para a alimentação dos dados para Senasp e os estados: ”Além disso, teremos uma periodicidade mais ágil das informações e visualização por parte da Senasp e da própria população contando, também, com uma maior transparência ativa dos dados e mais indicadores criminais”.

O lançamento do Sistema Validador de Dados Estatísticos ocorrerá no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Após o lançamento, o evento segue até o dia 1º de junho com um treinamento voltado para representantes da área de estatística de órgãos de segurança pública de todas as unidades da federação. Neste segundo momento, os profissionais da área receberão informações sobre as soluções tecnológicas da plataforma Sinesp, treinamento sobre o Sinesp VDE, entre outros assuntos.

Fonte: Governo do Estado do Ceará