Evento ocorre na sede do TRE-DF, em Brasília, até esta sexta-feira (19) – Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

”É uma grande honra poder presidir o Tribunal Superior Eleitoral tendo ao meu lado 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais que prezam pelo Estado Democrático de Direito, pelo orgulho de fazer parte da Justiça Eleitoral e, principalmente, por uma verdadeira doutrina eleitoral, o que é um grande suporte para a manutenção da democracia na República Federativa do Brasil”. Com essa afirmação o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, abriu na noite desta quinta-feira (18), em Brasília, a 81ª reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).

Moraes compôs a mesa de honra do evento ao lado do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, e de diversas autoridades da Justiça Eleitoral (JE).

Ele ressaltou que servidores e colaboradores da JE são verdadeiros lutadores pela democracia, e afirmou que, há 90 anos, desde a criação, a Justiça Eleitoral se fortaleceu, assegurou o resultado das eleições e a vontade popular, bem como garantiu o regime democrático. ”Um agradecimento público a cada um. É com encontros como esses que nós cada vez mais fortaleceremos a Justiça Eleitoral”, concluiu o ministro.

Em seguida, na função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro Benedito Gonçalves falou sobre sua ”gratidão eterna” pela ajuda incansável das corregedorias regionais de todos os tribunais eleitorais. Segundo ele, esses órgãos são integrados por servidores que sempre atuam na missão de preservar e fortalecer a democracia.

Além de Moraes e Gonçalves, a mesa de honra do evento foi composta pelo presidente do Coptrel, desembargador Roberto Maynard Frank; pelo presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati; pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Mário-Zam Belmiro; pelo procurador regional eleitoral, Zilmar Drumond; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo; e pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.

O encontro do Colégio segue até essa sexta-feira (19) na sede da corte do Distrito Federal (TRE-DF). O Coptrel retomará a discussão de ações tratadas no último encontro do colegiado, realizado em São Luís- MA, com foco nas iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e dos serviços prestados pelos órgãos eleitorais em todo o país.

Os participantes ainda assistirão a uma palestra sobre a valorização dos servidores e discutirão as deliberações propostas pelos diretores-gerais e pelos assessores de comunicação dos TREs, inclusive no que se refere ao combate à desinformação.

Sobre o Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis- SC, o Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O colegiado é integrado pelos presidentes dos 27 TREs.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral