Os recursos serão investidos em sinalização e infraestrutura pelos próximos três meses. Além de reforço em educação, fiscalização preventiva e comunicação / Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza anunciou um pacote de investimentos na área de mobilidade e segurança viária durante o lançamento do Maio Amarelo, nesta quinta-feira (04/05), em coletiva à imprensa no Paço Municipal. O anúncio foi feito pelo Secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pulpo e pelo superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Antônio Ferreira. O mês de maio é dedicado à prevenção de acidentes de trânsito. O objetivo é continuar reduzindo o número de mortes e sinistros graves nas vias da cidade. Serão investidos cerca de R$ 9 milhões em sinalização e infraestrutura pelos próximos três meses. Além de reforço em educação, fiscalização preventiva e comunicação.

No âmbito da engenharia de tráfego, a iniciativa contempla a renovação da sinalização horizontal e vertical incluindo 673 cruzamentos, implantação de 10,1 km de infraestrutura cicloviária, seis novos semáforos, 14 estágios exclusivos para pedestres, 36 novos pontos semafóricos com reforço na visibilidade, 30 travessias elevadas e 42 lombadas físicas. Dez importantes corredores receberão um conjunto de intervenções que incluem melhoria na pavimentação, sinalização, limpeza urbana e readequação da velocidade.

Estão previstos ainda projetos de esquina segura e calçada viva, que através do alargamento de passeios com pintura e balizadores, promove uma circulação mais segura, principalmente aos pedestres, que são os usuários mais vulneráveis, ficando atrás apenas dos motociclistas em relação ao quantitativo de óbitos no trânsito.

Segundo o superintendente da AMC, Antônio Ferreira, o anúncio do pacote de obras abre o Maio Amarelo, com várias intervenções nos próximos três meses. Queremos continuar reduzindo os acidentes de trânsito, e para isso temos o plano municipal de segurança no trânsito, a meta é chegar a zero acidente. A Prefeitura comemora essa visão zero, quando pegamos uma avenida como a Leste-Oeste que matava mais pessoas em Fortaleza, chegar a zero mortes em 2022, temos que comemorar essas pequenas conquistas. Estamos replicando o que deu certo nas outras vias problemáticas para que a redução seja ampliada”, disse.

O secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pulpo, revelou que as obras serão iniciadas neste mês e a ideia é replicar o mesmo volume de recursos nos meses posteriores. “A estratégia é redução de velocidade em algumas vias da cidade, nas vias que estão matam mais; implementação de sinalização; ampliação de ciclofaixas, da manutenção e limpeza das vias, para que não existam motivos de engenharia que venham a ser motivo de acidentes. Queremos focar em estatísticas para obtermos este ano um resultado bom”, frisou.

Maio Amarelo

Durante o Maio Amarelo, uma programação especial desenvolvida pela AMC vai chamar atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos na Capital. A campanha realizada nacionalmente completa dez anos este ano e tem como terra “No trânsito, escolha a vida”. Integram o calendário do mês comandos educativos com foco nos fatores de risco como o excesso de velocidade e a mistura de álcool e direção, além de cursos de pilotagem segura, direcionados a ciclistas, motociclistas e instrutores de autoescolas.

Como parte da programação, será inaugurada ainda uma estação do Bicicletar no Parque Rachel de Queiroz e uma nova ciclofaixa na Av. Porto Velho. Edições do Bike Sem Barreiras e Ciclofaixa de Lazer também serão especiais voltadas a conscientização de um tráfego seguro. Neste período, operações de Lei Seca e relacionadas ao uso correto do capacete devem ser intensificadas em áreas de maior acidentalidade. Mobilizações de respeito a faixa serão contínuas em terminais de integração e lições de cidadania no trânsito vão ser repassadas no “AMC nas Escolas”, entre outras ações.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza