Foto: Reprodução/ TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou nesta quinta-feira (11) sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Des. Faustino Albuquerque e Sousa.

A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto. O evento foi transmitido pelo canal do TRE-CE no Youtube e contou com sala de audiodescrição.

Receberam a Medalha do Mérito Eleitoral a desembargadora aposentada Huguette Braquehais; a juíza Leopoldina de Andrade Fernandes; a servidora do TRE Mirna Chrispim Guimarães, e os servidores Elizon Vieira de Oliveira e Benedito Sérgio Monte Silva Coelho, também do Tribunal.

Além dos recursos de intérpretes de Libras e sala de audiodescrição, foram feitas, de forma inédita, descrições do ambiente, de pessoas e de ações realizadas durante o evento, feitas pela mestre de cerimônias, a fim de favorecer a acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão.

A Medalha do Mérito Eleitoral é regulamentada pela Resolução TRE-CE nº 883, de 10/05/2022, a fim de reconhecer a atuação de personalidades que lutaram pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas em nosso país e se dedicaram ao progresso e desenvolvimento da Justiça Eleitoral.

A insígnia leva o nome do desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, em memória ao primeiro magistrado a presidir o TRE cearense e pela sua reconhecida dedicação à Justiça Eleitoral. O des. Faustino presidiu o Tribunal em três importantes períodos: em 1932, ano de instalação do TRE no Ceará; em 1937, ano de extinção do TRE; e, em 1945, quando o Tribunal era reinstalado no estado, após a recriação da Justiça Eleitoral.

Descerramento da placa

Antes da sessão solene, foi realizada, às 9h, o descerramento da placa que relembra a colocação da pedra fundamental da obra da nova sede, realizada em 2009, ano em que a desembargadora Huguette Braquehais presidia o Tribunal. O descerramento foi realizado pela magistrada e pelo presidente do TRE, des. Inacio Cortez. Prestigiaram o momento servidoras e servidores do TRE, magistradas e magistrados e demais colaboradoras(es) do Tribunal.

A desembargadora Huguette Braquehais relembrou os trabalhos de busca e avaliação do terreno, bem como a localização onde seria construída a nova sede do TRE-CE. Falou das negociações e demais ajustes que foram necessários para dar andamento à construção do prédio. Mencionou pessoas que trabalharam em sua gestão e, com emoção, destacou a atuação delas no período. ”Meu sonho que também era o sonho de todos aqui se concretizou”. A magistrada finalizou fazendo referência a sua frase que está inserida na placa: ”A semente que foi plantada há 14 anos atrás, e era uma semente do bem, foi efetivamente bem cuidada. Brotou, cresceu e floresceu. Hoje estamos colhendo as flores, coloridas e perfumadas, com muita esperança de que teremos, num futuro próximo, um Brasil bem melhor”, concluiu.

Sessão solene

A sessão solene foi iniciada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, realizada pela banda de música da Polícia Militar Major Xavier Torres, sob a regência do segundo tenente Ozéas Oliveira Silva.

O presidente do TRE, desembargador Inacio Cortez, iniciou a sessão solene saudando as(os) homenageadas(os). O presidente rememorou seu tempo no Tribunal desde a última cerimônia de entrega da medalha, em 2017. “Durante esse tempo, não pude deixar de me orgulhar e de observar a dedicação sem limites de todas e de todos que fazem essa Justiça”, ressaltou.

O magistrado apresentou os nomes dos(as) homenageados(as), pontuando as qualidades e êxitos de cada um(a), com agradecimentos específicos a cada agraciado(a). Acerca da desembargadora Huguette, o presidente do TRE ressaltou a “visão e pioneirismo” com que a homenageada iniciou a concretização do sonho da mudança de sede do TRE. “Uma justa homenagem”, completou. Sobre a juíza Leopoldina de Andrade, o desembargador falou da dedicação demonstrada pela magistrada “a causas importantes e sempre contribuindo com opiniões sensatas e ponderadas, revelando-se um merecido exemplo de magistrada de primeiro grau, atuante e comprometida com a justiça e o bem-estar dos servidores.”

“Serventuária cordial e respeitada entre os colegas, entre as autoridades do tribunal e no meio do cerimonial público”, assim expressou-se o des. Inacio Cortez sobre a servidora Mirna Chrispim. O magistrado destacou o reconhecimento da servidora, faltando ainda “a homenagem de dentro de casa”. O des. Inacio pontuou os feitos do servidor Benedito Sérgio Coelho na liderança e execução de projetos de infraestrutura do Tribunal. Agradeceu pelo comprometimento do agraciado “com o bem-estar dos servidores e eleitores que nos procuram”. Ressaltou, por fim, a atuação do homenageado Elizon Vieira de Oliveira, servidor da 13ª Zona Eleitoral, “na audiodescrição de imagens na comunicação institucional, nas matérias jornalísticas e em outras publicações nas plataformas digitais do TRE”.

Mencionou ações importantes realizadas pelo agraciado, como o treinamento de Alanna Larisse, primeira mesária com deficiência visual no Ceará; a participação na elaboração do Manual de Comunicação Acessível do TRE; e a implantação da Trilha de Aprendizagem sobre Acessibilidade e Inclusão.

O presidente do TRE finalizou seu discurso ressaltando que ”reconhecer o valor do outro é necessário, pois ninguém faz nada sozinho”. O magistrado destacou a importância de cada pessoa presente no auditório na contribuição das atividades do Tribunal, sendo ali representadas pelos(as) homenageados(as). ”Tudo é construção e continuidade”, concluiu.

Os(As) agraciados(as) receberam, além da medalha, um certificado de reconhecimento e um buquê de flores. Representando os(as) contemplados(as), a desembargadora Huguette Braquehais manifestou imensa alegria por receber ”uma medalha de tão alto significado”. Relembrou sua gestão e os desafios durante o início do projeto da nova sede e mencionou a participação de servidores(as) durante aquele período. Emocionada, a desembargadora falou dessa participação durante seus ”quase cinco anos de gestão em que labutamos juntos por uma mesma causa”. Agradeceu pela homenagem e ressaltou que ”nada mais confortante e estimulante do que saber e sentir que o que fizemos ao longo de nossa trajetória de trabalho em vida não passou despercebido”.

Antes do encerramento da sessão solene, o presidente do TRE, des. Inacio Cortez, enalteceu a atuação de membros do Pleno, secretários(as), assessores(as), servidores(as) da capital e do interior, e terceirizados(as) durante a sua gestão no TRE. ”Foi um caminho árduo, rico e cheio de desafios, pelo qual só consegui caminhar porque tive vocês todos ao meu lado”, encerrou.

Ao final do evento, houve momento para cumprimentos e serviço de coquetel, acompanhado de voz e violão pelo assessor-chefe da Diretoria-Geral, Allander Caçula Mendes.

Fonte: TRE-CE