Dados foram apresentados pelo deputado Sargento Reginauro. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na tribuna do Plenário 13 de Maio, o deputado Sargento Reginauro (UB) apresentou dados que mostram um aumento do número de crianças e adolescentes vivendo em meio à extrema-pobreza no Ceará. O parlamentar ressaltou que o Partido dos Trabalhadores (PT)  governa o Estado há quase dez anos e disse não entender os números apresentados, visto que essa é uma das principais pautas defendidas pela legenda.

Ele apresentou a edição de 2023 do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, estudo idealizado pela Fundação Abrinq que aponta 753 mil adolescentes de até 14 anos no Ceará vivendo em um ambiente domiciliar mantido por uma renda de apenas R$ 275 mensais. “A pesquisa mostra que esse número aumentou cerca de 39% entre 2020 e 2021, sendo este índice o maior já registrado em seis anos”, apontou.

“Estamos sob governo do PT, que vive a falar de política social, de minorias, que vai resolver o problema da pobreza. Os dados que apresentei são de 2016 pra cá. Então quer dizer que esse governo que teve 70 % de aprovação, passou oito anos mantendo tanta gente na extrema pobreza? Pelo jeito, é assim que o PT gosta do pobre, mantendo ele na miséria”, criticou.

O parlamentar voltou a criticar os programas sociais defendidos pelo partido, que segundo ele, tornam as pessoas dependentes dessas rendas, o que impediria o desenvolvimento de políticas de fortalecimento econômico. Ele também reiterou que existem mais pessoas recebendo tais benefícios do que com carteira assinada no Ceará.

Gestão

“Existe uma dependência dessas pessoas de programas sociais e não há política de fortalecimento econômico. São mais de dois milhões de crianças e adolescentes vivendo na pobreza e extrema pobreza. E como elas terão um bom desempenho escolar se não tem nem com o que se alimentar? Aprovamos uma mensagem aqui de combate à fome e estamos aguardando as ações para mudar essa realidade”, lamentou.

O deputado Guilherme Sampaio (PT), em nome do Governo, respondeu às afirmações feitas pelo colega Sargento Reginauro. Segundo ele, o aumento da pobreza ocorreu em todo o País em decorrência de ações da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou, ainda, que o presidente Lula enfrenta a situação com ações e citou benefícios que serão dados para famílias de baixa renda no Ceará.