Catanho ao lado dos vereadores Léo Couto e Estrela Barros, que são contrários à taxa do lixo. Foto: Reprodução/Instagram

Articulador político do governador Elmano de Freitas, Waldemir Catanho entrou na discussão sobre a taxa do lixo de Fortaleza. Em publicação feita nas redes sociais, o gestor lembrou que na gestão de Luizianne Lins a cidade era mais limpa e sem cobrança da tarifa.

“Na gestão de Luizianne a cidade toda, e não apenas as áreas nobres, era mais bem cuidada. A limpeza pública sempre esteve entre os itens com melhor avaliação por parte da população sem que houvesse necessidade de criação de taxas específicas”, disse Catanho.

A publicação foi feita no momento de maior tensão entre aqueles que são contrários à cobrança e a gestão do prefeito Sarto. Inclusive, na semana passada, uma ação impetrada pela Fecomercio foi rejeitada em primeira instância. Outras ações estão sendo aguardados, como aquela feita pelo Ministério Público Estadual a pedido de vereadores da Capital.

Waldemir Catanho, além de membro histórico do Partido dos Trabalhadores e articulador político de Elmano de Freitas, foi secretário de Governo da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins e seu braço direito durante os oito anos de gestão dela. Visto estarmos em um ano pré-eleições de 2024, a conotação político-eleitoral ficou no ar após sua publicação nas redes sociais.

O prefeito Sarto, que deve buscar reeleição no próximo ano, já sinalizou que a taxa do lixo foi uma decisão que não cabe retorno. Apesar de ter aprovado a cobrança no fim de 2022, no início deste ano, ainda durante o recesso parlamentar, o prefeito convocou uma sessão extraordinária na Câmara Municipal para votar a isenção da medida para cerca de 70% da população fortalezense.