O cantor e compositor Matheus Fernandes vem tendo seu talento musical reconhecido nacional e internacionalmente ao longo dos últimos anos. Foto: Reprodução/ André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na última terça-feira (25) sessão solene para a entrega da Medalha Lauro Maia ao cantor e compositor Matheus Fernandes de Paiva, por sua atuação destacada no cenário da música nacional e internacional.

A homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Matos (PL), através do requerimento 1903/2022, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Bruno Mesquita (PL), terceiro vice-presidente da CMFor, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Pedro Matos disse que a Medalha Lauro Maia foi criada em 1993 para agraciar personalidades de destaque nas artes e em diferentes atividades culturais de Fortaleza.

”Lauro Maia representa a síntese da cultura de Fortaleza, pura cearensidade. Hoje, eu destaco duas categorias – os artistas e os amigos. Dessa forma agradeço aos amigos vereadores pela aprovação unânime dessa medalha ao amigo e artista Matheus Fernandes. Lembro o início tão cheio de dificuldades, que não foram motivos para desistir. Hoje ele é esse sucesso. Por trás do cantor, nos palcos, temos muitos empregos invisíveis para tornar o artista um sucesso. Esse mercado de trabalho é que motiva o nosso olhar. Matheus representa um ótimo exemplo de profissional, para os que querem seguir nessa profissão”,  frisou.

”Mateus é amor sem compromisso das coleguinhas. Com seu jeito cativante é um dos mais cobiçados nos palcos, mistura forró, sertanejo, brega e arrocha. Tem balada internacional, mas pertence ao Nordeste. Do nada ele aparece na balada e pode tudo só não pode se apegar. Mateus é luz, e muita alegria, é todo por do sol na praia e hoje por todo seu talento, recebe a medalha Lauro Maia!”, ressaltou.

Após receber a Medalha Lauro Maia e o diploma, Matheus Fernandes disse ser esse um momento muito importante: ”Quero fazer um registro do que nosso segmento passou recentemente e essa medalha tem um valor ainda mais especial, pois fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar a trabalhar devido a pandemia. Não foi fácil, tenho uma frase que diz, o trabalho sempre vence. Voltei a compor e a partir dai tudo voltou a acontecer na minha vida. Quero mandar um abraço aos compositores que ficam nos bastidores, mas são muito importantes para a música brasileira. Agradeço a parceria do meu escritório que confia em meu trabalho”.

”A minha primeira composição foi uma ideia do Pedro Matos. Ele sempre dizia: vamos meter ficha. Então compus a música ‘Mete Ficha’. Nossa trajetória mostra que nós fomos trabalhadores que deram certo. Nossa crença no trabalho e a vontade de fazer algo pelas pessoas. Eu trabalhava com o nosso eterno deputado Raimundo Gomes de Matos, como marqueteiro e foi meu último emprego, antes de ser cantor. São doze anos de carreira, tenho muita gente para agradecer. Peço que olhem para o segmento do entretenimento. Peço aos vereadores que nos auxiliem nesse trabalho”,  pontuou.

No final, ele cantou a música ”Balanço da Rede”, que foi a terceira música mais tocada no Brasil em 2022, cantada por ele e por Xand Avião.

Mesa solene foi formada por: vereador Pedro Matos; vereador Juninho Aquino; juiz eleitoral do TRE, Rogério Feitosa Mota; presidente da FUNCI, Raimundo Gomes de Matos; diretor jurídico da Agência de Defesa da Agropecuária do Estado do Ceará (ADRAGI), Rafael Fernandes; superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Regis Silveira, diretor da ABRAPE, Eugênio Parente.

Perfil

Natural de Fortaleza, o cantor e compositor Matheus Fernandes vem tendo seu talento musical reconhecido nacional e internacionalmente ao longo dos últimos anos. Antes de atuar no universo musical, trabalhava com marketing político, quando, por volta dos 19 anos, ganhou de presente um violão para acompanhar as cantorias que fazia com os amigos.

Tomando gosto pela música, o artista realizava a composição de hits para artistas como Wesley Safadão, Xand Avião, Cristiano Araújo, Jorge e Mateus e Inimigos da HP. Com o tempo, além de compor, Matheus Fernandes passou também a se apresentar como cantor e intérprete, apostando em canções de gêneros diversos como o forró, o sertanejo, o brega e o arrocha.

Em 2013, aos 21 anos, o cantor fez um grande show no Beach Park, em Fortaleza. A apresentação contou com a participação de artistas ilustres como Simone e Simária, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo e a dupla Oito7Nove5, formada pelos filhos do ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques.

Autor de singles de sucesso, como ”Sonâmbulo” e ”Baby Me Atende”, Matheus Fernandes hoje leva no peito e no sangue o nome de nossa Capital, sendo mais do que justo o nosso reconhecimento. Em 2021, lançou seu primeiro projeto audiovisual com uma grande gravadora: Matheus Fernandes – Na Praia. O projeto foi gravado ao vivo na Praia do Futuro, em Fortaleza, sendo a nossa cidade o seu principal palco.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza