TJCE

Durante a reunião, foram abordadas inovações para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, por meio de aplicativo, ao FCB / Foto: Reprodução / TJCE

Com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas, com uso de Inteligência Artificial voltadas às atividades do Poder Judiciário estadual, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, junto com a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, recebeu o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor José Wally Mendonça Menezes.

“É muito importante essa parceria para que possamos ampliar o uso das novas tecnologias em benefício daqueles que necessitam dos serviços prestados pela Justiça. O IFCE, com seu quadro de profissionais qualificados, tem o conhecimento e as condições para contribuir com esse desenvolvimento. Essa iniciativa reforça o compromisso do Judiciário com a eficiência e com ganho de produtividade”, afirmou o presidente do TJCE.

Durante a reunião, foram abordadas inovações para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, por meio de aplicativo, ao FCB; aumento da segurança, com programas de reconhecimento facial (incluindo a identificação de posturas e emoções com potencial de risco); capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e de adolescente em conflito com a lei; entra outras ações.

O reitor Wally Mendonça explica que “o IFCE quer ouvir as demandas do Tribunal, e em função dos desafios apresentados e da visão de futuro do presidente Abelardo, para que consigamos casar esse sentimento do mundo jurídico, com as soluções tecnológicas. Esse é o principal foco desse trabalho”.

Os próximos passos, de acordo com a juíza Solange Menezes, é de aproximação das equipes do Judiciário e do IFCE, bem como o detalhamento de fluxos de atividades realizadas no FCB, para orientar o desenvolvimento das soluções a serem adotadas.

Também participaram do encontro Neyrobson Lima Vasconcelos, diretor administrativo-financeiro do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação, sociedade civil sem fins lucrativos que atua em projetos de inovação com qualidade, inclusão e sustentabilidade, visando o crescimento e benefício social; e comitiva do IFCE: Daniel Ferreira de Castro (assessor especial do Gabinete do Reitor), Joélia Marques de Carvalho (pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Cristiane Borges Braga (pró-reitora de Ensino).

Fonte: TJCE