Projeto do deputado quer incluir a temática extracurricular da educação bíblica nas escolas do Estado. Foto: ALCE

Diante dos recentes ataques às escolas brasileiras, o deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) quer emplacar um projeto que já há algum tempo vem defendendo na Assembleia Legislativa. O parlamentar que que o ensino bíblico faça parte da grade extracurricular nas unidades de ensino público no Ceará.

Para ele, estudos de Geografia, História e até Filosofia poderiam ter a Bíblia como mecanismo de auxílio para os estudos. O parlamentar já conseguiu aprovar na Casa, projeto que tinha como objetivo a redução da pena para detentos que fizessem o uso da leitura bíblica durante a prisão. A medida, inclusive, foi acatada pelo ex-governador Camilo Santana.

“A Bíblia é cheia de ensinamentos que, se fossem seguidos, teríamos a oportunidade de viver em uma sociedade equilibrada e sem violência”, disse. Ele lembrou ainda que a proposta “não altera a grade curricular, mas consiste em um extra ao currículo convencional”.

Dra. Silvana (PL) elogiou a proposta que integra a temática bíblica à grade curricular das escolas. “Esse projeto é um presente e um contraponto à inclusão da ideologia de gênero no ensino das escolas. Vamos apresentar a contraparte e mostrar que a palavra de Deus é um direcionamento para o bom viver”, defendeu.

Fernando Hugo (PSD) também defendeu o projeto e associou às agressões ocorridas em escolas “à falta de Deus”. “Deus não precisa ser visto como nas imagens renascentistas. Ele é amor, é a subjetividade temperada pelas boas ações, e esse tempero orientado para o bem surge no seio das famílias e das escolas”. Ele ainda fez um desafio para que as pessoas indicassem, na Bíblia, algo que não falasse sobre o bem, sobre o amor.

Já Sargento Reginauro (UB) reforçou a importância dos ensinamentos cristãos. Ele lembrou que, durante os anos de pandemia, foram as igrejas que prestaram auxílio à população em que o Estado não alcançava. “É um trabalho que precisa ser reconhecido e estimulado”.