As primeiras palavras de Ciro Gomes, em ambiente público, na convenção do PDT de Fortaleza, no último sábado (15),  foi de respeito e consideração ao ministro Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, integrante da equipe de Governo do presidente Lula / Imagem: Blog do Edison Silva

As primeiras palavras de Ciro Gomes, em ambiente público, na convenção do PDT de Fortaleza, no último sábado (15),  foi de respeito e consideração ao ministro Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, integrante da equipe de Governo do presidente Lula. Ciro não esconde o seu desapreço a Lula, mas não disse uma palavra contra o presidente, e nem ao seu Governo. E, pelo visto, não dirá até que Lupi esteja na equipe ministerial, o que poderá ser somente até o próximo ano, quando começarem as definições sobre disputas municipais. Para o PDT, a reeleição do prefeito José Sarto, é prioridade um, pois é a Prefeitura da Capital cearense, a mais importante administrada pelo partido em todo o território nacional.

E Carlos Lupi, na entrevista ao jornalista Miguel Martins, para o Blog do Edison Silva, foi claro ao dizer, referindo-se ao cenário nacional: “Temos o prefeito (de Fortaleza) e queremos apoio, isso é da política. Se o PT quiser parceria com a gente, um belo gesto é apoiar o Sarto aqui em Fortaleza”. O PDT, por algumas políticas nacionais adotada, como de outras vezes, não quer ficar dependente do PT. A decisão de o partido formar no bloco parlamentar liderado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e o requerimento apresentado na Câmara, pelo deputado André Figueiredo, cobrando informações dos bancos oficiais sobre empréstimos consignados, quando a Casa Civil do Governo Lula reagiu à decisão de Lupi, em fixar os juros bancários para esses empréstimos consignados, foram sinalizações claras da posição do partido.

O PT não abrirá mão de ter candidato próprio em Fortaleza. Baldados todos os esforços em sentido contrário. Luizianne Lins, na sua determinação já conseguiu frustrar, com uma ajudinha da direção nacional, tentativa do ex-governador Camilo Santana de ter influência no diretório do partido em Fortaleza, para emplacar um nome a ele ligado como candidato a prefeito. Ele estava buscando filiados ao partido para ter essa influência, embora o Waldemir Catanho, secretário de Articulação Política do Governo Elmano, bem mais experiente politicamente, também estivesse filiando para fortalecer mais ainda o poder de Luizianne no diretório. A ajudinha da direção nacional foi a determinação de prorrogar todos os mandatos dos atuais dirigentes dos diretórios petistas.

Ora, se a Prefeitura de Fortaleza é muito importante para o PT nacional, e o comando central desta agremiação, que já tem o Governo do Estado do Ceará, não faz concessão, porquê o PDT ficar ajudando o Governo Lula? Ciro sabe que o desfecho é o PT ter o seu candidato na Capital, mas dá um crédito a Lupi, não apenas pela relação de amizade, mas, também, para não ser acusado de antecipar o rompimento -se com o discurso que já tem para fazer oposição a Lula, e espera, com o decorrer do tempo, amealhar mais informações que possa robustecer sua fala, oportunamente, firmando-se como o primeiro qualificado oposicionista do presidente. Ademais, pode ele entender, o que é deveras razoável, que ainda é muito cedo para começar a detonar o Governo.

A transformação de Comissão Provisória Municipal para Diretório Municipal de Fortaleza, não teve outra finalidade senão a de fortalecer a posição de Roberto Cláudio, e enfraquecer a do senador Cid Gomes, na linha de comando e controle do partido no Ceará. o pensar do novo comando estadual do partido é deixar tudo como está e trabalhar no fortalecimento da base municipal na Capital. André Figueiredo e Roberto Cláudio comungam do mesmo sentimento de oposição ao Governo Elmano, e de solidariedade à candidatura à reeleição do prefeito José Sarto, com o apoio de Carlos Lupi e Ciro Gomes. Este, pela respeitabilidade na agremiação, não precisa de título para representar o partido em qualquer mesa de negociação política. Sarto e Roberto Cláudio já têm acordos com o PSDB juntamente com o Cidadania, e também com o PL para 2024.