Enfrentamento das fake news e proximidade com a imprensa colaboraram para manter a imagem positiva da JE. Foto: Reprodução/ TSE

Uma instituição sólida e a serviço da democracia. No ano em que a Justiça Eleitoral completou 90 anos e o Brasil realizou uma das eleições mais disputadas da história, a Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu diferentes estratégias para garantir uma imagem institucional consolidada e eficiente, bem como para assegurar o pleno acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais.

O enfrentamento das fake news se manteve como um dos pilares do Tribunal, ocorrendo em diferentes frentes. Por sua vez, o Portal do TSE manteve a atualização diária de notícias, oferecendo à sociedade informações oficiais com rapidez e clareza.

A página Fato ou Boato, uma das ferramentas do Programa Permanente de Enfretamento à Desinformação – que hoje conta com 162 parceiros – fomentou a circulação de conteúdos verídicos, estimulando a verificação por meio de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Até novembro de 2022, a página publicou 193 textos esclarecendo notícias falsas, manipuladas ou descontextualizadas.

Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp também passou a atuar no combate às fake news. A ferramenta funcionou assim: os conteúdos não verificados foram encaminhados a um grupo de checadores. Assim que a checagem foi concluída, os usuários foram notificados no celular, pelo chatbot da Justiça Eleitoral.

O encontro “Plataformas Digitais e Partidos Políticos: o enfrentamento à desinformação como instrumento de promoção da democracia” apresentou aos representes das agremiações ações voltadas às boas práticas no uso das mídias on-line, além de promover um debate sobre a conscientização quanto às regras e às políticas aplicáveis ao processo eleitoral. O TSE realizou ainda encontros regulares com representantes das legendas que disputaram as Eleições 2022 e que estão comprometidas com a democracia brasileira.

A atuação no combate à desinformação rendeu ao TSE o Prêmio Aberje 2022 nas categorias Especial e Comunicação para a Democracia.

Relacionamento com a imprensa

Um mês antes do primeiro turno das Eleições 2022, o TSE inaugurou o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) para amparar a cobertura da imprensa nacional e internacional. Com quase 2 mil metros quadrados, o CDE contou com uma estrutura para até 400 pessoas, 7 bancadas, 60 estações de trabalho e 21 computadores.

Ao todo, o espaço oferecido pela Justiça Eleitoral recebeu 712 profissionais de 168 veículos de comunicação. O local contou ainda com um auditório para entrevistas coletivas de autoridades no dia do pleito e um ambiente com painel para entrevistas (backdrop).

Para facilitar a divulgação dos dados, foram instalados cinco telões para exibir informações sobre campanhas e serviços da Justiça Eleitoral. E a apuração dos votos foi transmitida em tempo real.

Durante o ano de 2022, foram realizados 6.497 atendimentos à imprensa. A cobertura de eventos, sessões e eleições contou com a produção de 113.919 fotografias. O Portal do TSE foi acessado mais de 630,5 mil vezes. Ao todo, foram 1.722 notícias publicadas no site da Corte Eleitoral e outras 155 na Intranet do Tribunal, a rede interna voltada aos servidores.

Rádio e TV

Nas emissoras de rádio e de televisão, foram realizadas 23 campanhas voltadas à prestação de serviços e a esclarecimentos à população para que o direito ao voto fosse exercido com tranquilidade e responsabilidade. O material também foi compartilhado nas redes sociais do TSE e da Justiça Eleitoral.

A campanha Eleições 2022: seu voto faz o país divulgou o fechamento do cadastro eleitoral, em maio, e a Semana do Jovem Eleitor. O material contribuiu para que a Justiça Eleitoral batesse recorde no registro de novos eleitores: entre janeiro e abril, o país ganhou 2.042.817 novos votantes entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018, ano em que também foram realizadas Eleições Gerais.

Outro destaque foi a #PazNasEleições. Exibida em emissoras de rádio, TV e nas redes sociais do TSE, a ação entrou em campo, ganhou os gramados dos estádios de futebol e vestiu o Cristo Redentor com a camiseta da campanha.

90 anos da Justiça Eleitoral

Como parte das celebrações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, em fevereiro de 2022, o TSE lançou a série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Em forma de entrevista no canal do TSE no YouTube e de reportagens no Portal do TSE, o material mostra que o sistema democrático que garante as eleições só é possível graças ao trabalho de mesárias e mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país. Até 30 de novembro, foram publicadas 81 histórias.

Série Relatório de Gestão 2022 - ações de comunicação 13.04.2023Canais de divulgação

As ações desenvolvidas pela Secom/TSE foram divulgadas em veículos de comunicação e em diferentes plataformas, como o Portal do TSE na internet, a Rádio e a TV Justiça, o canal do TSE no YouTube e as redes sociais da Justiça Eleitoral. O conteúdo produzido também foi encaminhado por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

As redes sociais Twitter (635 mil), Instagram (432,8 mil) e Facebook (308,5 mil) lideraram o ranking de seguidores e alcançaram os maiores crescimento e alcance entre o público. Também em 2022 foi criado o perfil do TSE no Kwai.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral