Adriana Nossa Cara e o vereador Adail Júnior já protagonizaram outros embates na Casa Legislativa. Foto: CMFor

Os vereadores Adail Júnior (PDT) e Adriana Nossa Cara (PSOL) voltaram a protagonizar um embate no Plenário Fausto Arruda, na sessão ordinária na Câmara de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (29). Durante a discussão, o pedetista chegou a insinuar que sua colega de parlamento estaria “se escondendo atrás de sexo, de opção” para se sentir ofendida.

A discussão entre os dois teve início após Adriana criticar a instalação de catracas duplas no transporte coletivo de Fortaleza, que segundo ela, estaria prejudicando o deslocamento dos usuários de ônibus na cidade. Em resposta às falas da socialista, o pedetista lembrou que o Município já recebeu prêmio internacional de melhoria na mobilidade urbana e insinuou que a participação da vereadora seria algo a mando de seu partido.

Após as falas de Adail, Adriana rebateu, ainda que fora do seu tempo de fala. “Eu quero deixar claro que sou vereadora de Fortaleza, já o Adail parece que vive no mundo encantado. Deturpa minha fala, não ouviu meu pronunciamento e usa meu nome para ataques, inclusive, do meu partido. Sou vereadora de Fortaleza, sim, e quem não conhece Fortaleza é ele”, apontou.

O vereador retornou à tribuna e direcionou ofensas à parlamentar. Ele, ainda, exigiu respeito ao seu pronunciamento e criticou as falas de Adriana fora do tempo determinado. “Eu vou exigir respeito de todos os parlamentares, principalmente, desses que acham que sou obrigado a ouvir coisas absurdas e ficar calado. Vá baixando a bola aí em relação ao meu mandato. Vá fazendo o seu e me esqueça. Vossa excelência não tem moral, nem passado, nem história. Se não quer que eu rebata, pare de usar essa tribuna querendo denegrir a imagem do Governo”.

“Nessa Casa tem que parar com isso de vereador estar se escondendo atrás de seu sexo, de sua opção. Somos representantes da cidade de Fortaleza. A partir de hoje, pelo amor de Deus, me respeite no meu direito de parlar” – (Adail Júnior)

Adriana voltou a se posicionar e reiterou que não iria se calar diante dos ataques do pedetista. “Primeiro, tenho, sim, passado e história e isso nos fizeram chegar até aqui, através do voto do povo de Fortaleza. Eu quero dizer que o próprio vereador Adail já precisou iniciar a sessão pedindo desculpas a mim por ataques feitos no dia anterior. Ele já faltou com respeito diversas vezes contra mim e contra meu partido, coisas de baixíssimo calão”.

“Em nenhum momento citei porque era mulher ou LGBT, quem disse isso foi o vereador Adail. Eu não coloquei isso na tribuna. Sempre defenderei aquilo que o povo de Fortaleza demanda de nosso mandato. Eu subi para dizer que temos requerimento pelo fim da catraca dupla. Nunca me calarei diante de ataques” – (Adriana nossa Cara)

A vereadora Adriana Almeida (PT) se solidarizou com Adriana Nossa Cara, ressaltando que Adail foi desrespeitoso com a outra parlamentar. “Quem conhece a Adriana jamais diria o que o vereador disse aqui. Ela merece nosso respeito, como mulher, como vereadora e como lutadora”.

Jorge Pinheiro (PSDB), por sua vez, partiu em defesa de Adail Júnior. Segundo ele, o pedetista sabe pedir perdão e o fez algumas vezes. Ainda de acordo com ele, Adriana Nossa Cara nunca pediu perdão por erros cometidos na tribuna. “Eu estou aqui a sempre pedir perdão e colaborar. Não quero ofender a vereadora, mas teve uma oportunidade que ela poderia pedir desculpa e ela fez foi gracinha na Internet“.