Presidente da Câmara, Gardel defende debate interno do PDT em busca de solução para divergências. Foto: Miguel Martins

presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gardel Rolim (PDT) defende que as lideranças de seu partido superem o debate sobre o pleito de 2022, mas não acha correto que as discussões sobre 2024 sejam antecipadas. Para o chefe do Legislativo da Capital cearense, cabe ao PDT estadual definir seu papel na política do Ceará e em Fortaleza, “cuidar da gestão municipal, dos problemas da cidade e o que o cidadão espera da Prefeitura”.

“A eleição de 2022 passou e a eleição que virá em 2024 é fruto do papel que o PDT terá dentro da política cearense. Não adianta querer olhar só para trás. Nós, políticos, não podemos fazer política olhando pelo retrovisor e nem antecipar o debate de 2024. Obviamente, o PDT conversará com os parceiros do nosso campo, que são do campo do centro e centro-esquerda, tentar construir entendimento de Fortaleza, mas no tempo oportuno”, defendeu.

De acordo com ele, é salutar divergir, discutir e debater as diferenças da sigla, mas, antes de levar qualquer embate a público, e preciso exaurir a discussão interna, no privado. “Algumas coisas acabam sendo contaminadas e o PDT precisa reconhecer qual o seu papel em Fortaleza, no Ceará. E isso não é um debate fácil”, destacou.

Segundo o chefe do Poder Legislativo da Capital cearense, o PDT é um partido grande, com pensamentos diversos e por conta disso é preciso depurar as ideias e construir entendimentos internos. O parlamentar defende a realização de mais reuniões e encontros para se ter uma conclusão do papel que cabe ao PDT no Ceará.

Prefeitura

Ainda segundo Rolim, o que cabe ao PDT, neste momento,  é definir seu papel na política do Estado do Ceará. E em Fortaleza, “cuidar da gestão municipal, cuidar dos problemas da cidade e o que o cidadão espera da Prefeitura, do PDT, da Câmara Municipal, e as soluções que estamos propondo”

“Neste momento, o que de fato deve tomar a agenda dos políticos é qual o papel do partido e a resposta que nós, partidários, precisamos dar aos cidadãos de Fortaleza e do Ceará. Isso deve ser o norte dessa discussão interna do PDT”, defendeu.