Fernando Santana deixa formalmente as atividades legislativas por quatro meses. Foto: ALECE

Nesta quarta-feira (1º), na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza o vereador Guilherme Sampaio (PT) contou que recebeu a convocação do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), para integrar a Casa Legislativa com o afastamento de Fernando Santana (PT). Guilherme assume a vaga destinada a segunda suplência da federação PT, PCdoB e PV.

Guilherme Sampaio afirmou estar contente em preencher a vaga na Casa do Povo cearense durante o início dos mandatos dos petistas Elmano de Freitas, como governador do Ceará e de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.

O deputado Fernando Santana pede licença parlamentar de 120 dias, ou seja quatro meses, para tratar de assuntos pessoais. O deputado lidera investigações contra a ENEL, inclusive explanou sua ida à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em Brasília, para apresentar o relatório feito pelos deputados estaduais com casos e apontamentos da falta de comprometimento da fornecedora com os cearenses. Ontem (28) declarou na AL-CE a promulgação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a fornecedora de energia elétrica no Ceará. A CPI contra a ENEL é a primeira aprovada de forma unânime na Casa Legislativa. Para efetivação da instalação a proposta deve ser aprovada pela Procuradoria da AL-CE e da Mesa Diretora.

Se a CPI for instalada antes do mês de julho a principal figura do debate estará fora das discussões. Logo, fora dos quadros legislativos, Fernando Santana não poderá participar de forma efetiva da Comissão, não podendo assumir cargo de presidência, nem relatoria.

Confira o discurso de despedida do vereador Guilherme Santana