Nova entidade tem 44 especialistas em Direito Eleitoral de 15 países./ Foto: Reprodução / ConJur

Com o objetivo de compartilhar experiências e entendimentos que têm pautado as democracias contemporâneas, foi criada neste mês a Associação Internacional de Direito Eleitoral, com a participação de integrantes da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), responsável pela coluna Direito Eleitoral, da revista eletrônica Consultor Jurídico.

A nova entidade conta com eleitoralistas de 15 países. São 44 integrantes, entre professores, magistrados e especialistas na área de América Latina, Europa, América do Norte, Austrália e África do Sul.

“Trata-se de um marco no cenário internacional de Direito Eleitoral para especialistas na área compartilharem e firmarem entendimentos sobre assuntos que têm pautado as democracias contemporâneas, como fake news nas eleições, cassações de mandato e inelegibilidades, entre outros”, diz o coordenador-geral da Abradep, Luiz Fernando Pereira.

 

O encontro que promoveu o início dos trabalhos da nova associação foi feito de maneira virtual e contou com a participação de outros sete membros da Abradep: Rubens BeçakVânia AietaAna Cláudia SantanoMarcelo PeregrinoMarcelo Weick PoglieseDanielle Marques e Eneida Desiree Salgado.

Como iniciativa inicial, a associação deve divulgar no próximo mês seu primeiro boletim com artigos enviados por especialistas.

Fonte: ConJur