O prefeito Sarto esteve na Câmara Municipal, em encontro com o presidente da Casa Gardel Rolim e outros vereadores. Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito Sarto enviou para a Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de Lei que cria quatro novos conselhos tutelares na estrutura da Prefeitura. Com isso, até o término do mandato do chefe do Executivo a Capital cearense passaria a contar com 12 desses equipamentos, sendo um para cada Regional.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Gardel Rolim (PDT), se comprometeu em avaliar a proposta do Governo em prol do aumento do número de conselhos tutelares. Segundo ele, a medida irá ampliar a rede de proteção para crianças e adolescentes.

Na quinta-feira (23), o prefeito Sarto esteve reunido com Gardel Rolim e o líder do Governo, Carlos Mesquita (PDT), onde tratou de ações e propostas que devem ser encaminhadas para a Casa Legislativa nos próximos meses. Sobre os conselhos tutelares, o chefe do Executivo afirmou que dois serão instalados ainda neste ano e os outros dois em 2024. Cada um deles será composto por cinco conselheiros, que serão eleitos pelas comunidades.

“Os conselhos são uma das mais relevantes ferramentas de garantia de direitos de crianças e adolescentes, atuando junto às famílias, dialogando com diversos órgãos e instituições para proteger principalmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social”, disse Sarto ao solicitar aprovação por parte dos vereadores.

Gardel, por outro lado, afirmou que vai analisar, “com bastante afinco”, a proposta enviada pelo Poder Executivo de criação de novos quatro conselhos tutelares, ampliando para 12, sendo um por Regional. “A medida vai aumentar a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse.
Sobre o encontro com o prefeito Sarto, o chefe do Legislativo Municipal disse que a reunião tratou de discussões de interesse da cidade. “Vamos seguir fortalecendo a relação entre os poderes legislativo e executivo em prol da nossa população”, afirmou.