José do Lalá conseguiu se eleger como prefeito da cidade de Palhano- CE no último domingo (5) com 51,27% dos votos válidos. Foto: Divulgação / Instagram

Um total de 7.868 eleitoras e eleitores (88,68% do eleitorado apto) foram às urnas, em Palhano- CE, no último domingo (5) para escolher novos prefeito e vice-prefeito(a) do município.

Foi eleito para prefeito José Luciano Silva, conhecido como José do Lalá (PT) da Coligação União e Renovação com 3.938 votos (51,27 % dos votos válidos). A vice-prefeita é Joelma Xavier.

Dos(as) 8.966 eleitores, o município teve um percentual de abstenção (11,32%) ou seja 1.098 eleitores deixaram de votar. Em relação aos votos brancos e nulos, foi registrado um percentual de 2,38% (187 votos).

Mais de 220 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral, incluídos mesários(as), auxiliares de eleição, delegados(as) de prédio, terceirizados(as) e servidores(as) da Zona Eleitoral e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Além disso, policiais militares auxiliaram na segurança do pleito.

O vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, acompanhou as eleições presencialmente no município de Palhano. O desembargador avaliou que o pleito ocorreu de forma tranquila e segura.

O desembargador Raimundo Nonato destacou também o trabalho de todos os envolvidos no pleito: ”Quero parabenizar mesárias, mesários, auxiliares de eleição que colaboraram para entregar à sociedade eleições limpas, transparentes e seguras”. Ressaltou ainda a importância da atuação das forças de segurança e do trabalho da equipe da 9ª Zona Eleitoral (juiz eleitoral Abraão Tiago Costa, o chefe de Cartório, Francis Menezes, e servidores(as) da zona), dos(as) servidores(as) que se deslocaram para o interior e daqueles que prestaram apoio remoto às atividades.

A apuração dos votos foi realizada na sede da 9ª Zona Eleitoral, em Russas- CE. A totalização foi concluída às 18h24. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem ser acompanhados por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.

Os(as) eleitores(as) de Palhano-CE que estavam fora do domicílio eleitoral neste domingo puderam justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. A partir desta segunda-feira (6) a justificativa pode ser feita ainda pelo e-Título ou pelo site do TRE. O(A) eleitor(a) deverá apresentar documento comprobatório do motivo a ausência (comprovação de viagem, por exemplo).

Para quem está no Brasil, a justificativa pode ser realizada em até 60 dias após o pleito. Já quem estiver no exterior terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar.

Segundo a Resolução TRE-CE nº 929/2022, que fixou a data e aprovou instruções para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Palhano, o juiz da 9ª Zona Eleitoral diplomará os(as) eleitos(as) até o prazo-limite do dia 17 de fevereiro de 2023. Cabe à Câmara Municipal do município definir a data da posse dos eleitos.

Equipes de prontidão

No pleito deste domingo, além dos(as) colaboradores(as) que contribuíram presencialmente na 9ª ZE, algumas unidades do TRE-CE que atuam na logística do processo eleitoral ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Os(as) servidores(as) acompanharam e deram suporte à Zona de forma remota.

Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que o pleito ocorreu com tranquilidade, tendo sido registrado apenas uma troca de urna.

Fonte: TRE-CE