Com as licenças de Salmito, Moisés Braz e Zezinho, assumiram as vagas os suplentes Bruno Pedrosa, Nizo Costa e Almir Biê. Foto: Reprodução/Instagram

Os 46 deputados da Assembleia Legislativa tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (1º), e elegeram, por unanimidade, a nova Mesa Diretora da Casa. Ainda durante a sessão solene, três parlamentares titulares se licenciaram e no lugar deles assumiram suplentes que atuarão no Legislativo Estadual pelos próximos anos.

A votação da Mesa foi feita, pela primeira vez, de forma aberta, e reconduziu Evandro Leitão (PDT) como presidente do colegiado e Fernando Santana (PT) na vice-presidência. Osmar Baquit (PDT) foi eleito 2º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 1º secretário; Juliana Lucena (PT), a 2ª secretária; João Jaime (PP), 3º secretário; e Oscar Rodrigues (União) o 4º secretário. David Durand (Republicanos), Emília Pessoa (PSDB) e Luana Ribeiro (Cidadania) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Evandro Leitão, que conduziu a sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora, destacou que a marca da nova gestão será a manutenção dos canais permanentes de interlocução do Poder Legislativo com o povo cearense, que ele considerou como “a razão de ser da vida pública”.“Continuaremos trabalhando com afinco, dando a todos um tratamento equânime. Reafirmo o compromisso de fazer uma gestão de portas abertas, em que a classe política, a legítima representante do povo, terá vez e voz”, disse.

Licença

Os deputados Salmito Filho (PDT), Zezinho Albuquerque (PP) e Moisés Braz (PT), após a posse, se licenciaram de seus mandatos para assumir, respectivamente, as secretarias do Desenvolvimento Econômico, Cidades e Desenvolvimento Agrário. No lugar deles foram empossados Bruno Pedrosa (PDT), Almir Biê (PP) e Nizo Costa (PT).

Com esses atos,  fica instalada a 31ª Legislatura da Casa, que segue até o fim de 2026. Nesta quinta-feira (02), o governador Elmano de Freitas fará a leitura da Mensagem Governamental no Plenário 13 de Maio, a partir das 9 horas.