Requerimento foi apresentado pelo vereador Ronivaldo Maia em 2021, mas ainda não foi votada em plenário. Foto: CMFor

O vereador Ronivaldo Maia (sem partido) lamentou, durante sessão ordinária desta terça-feira (17), os ataques sofridos por Cristiano Zanin Martins, advogado do presidente Lula, que foi hostilizado em Brasília. Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza requerimento de autoria do parlamentar, concedendo a Medalha do Mérito Jurídico ao profissional do Direito.

“Tenho muito orgulho de ter proposto a Medalha do Mérito Jurídico, que a gente vai entregar a partir de fevereiro”, disse o parlamentar. Segundo ele, quem não viu as agressões que Zanin sofreu, “não perdeu nada”. “O que dizer dessa situação em que o cidadão, ao embarcar no aeroporto, teve que conviver com alguém que fica à vontade de gravar e agredir com palavras. O que faz com que as pessoas tenham essa coragem?O exemplo do ex-presidente”, disse.

Ele lembrou que antes da disputa eleitoral do ano passado, sempre houve divergência na política brasileira. Mas que atitudes como a sofrida por Zanin só ocorreram por conta dos exemplos dado por Jair Bolsonaro. “Queria me solidarizar ao dr Cristiano Zanin, alvo dessas agressões, e acho que esse poder vai expressar essa solidariedade lhe entregando a medalha do mérito jurídico. E queremos, com muita honra, solidarizar-nos com você”.

O requerimento de Ronivaldo ainda está em tramitação na Casa. Foi apresentado pelo parlamentar em 2021 e teve um pedido de vista feito pelo vereador Didi Mangueira (PDT). O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça foi Jorge Pinheiro (PSDB).  Em justificativa, o vereador explica que o advogado ficou conhecido pela defesa que fez do presidente Lula no processo da Lava-Jato, “bem como no embate ao juiz Sérgio Moro, através de sua incansável luta na busca da legitimação do Estado Democrático de Direito garantido constitucionalmente, através de uma justiça imparcial e comprometida com a verdade e com a Lei”.

Veja o vídeo dos ataques feitos a Cristiano Zanin: