Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT) e Danniel Oliveira (MDB) ocuparão os principais cargos da Mesa Diretora. Foto: ALCE

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT), conseguiu manter sua candidatura como a única para comandar a Mesa Diretora pelos próximos dois anos. Membros do PT, MDB, Progressistas e União Brasil também terão espaço no colegiado que atuará à frente da Casa no biênio 2023-2024.

Durante esta terça-feira (31), um dia antes da eleição da Mesa Diretora, Leitão esteve reunido com seus pares para tratar dos últimos detalhes antes de apresentar a chapa única para a disputa. Além do atual presidente, o PDT, que elegeu 13 parlamentares, também emplacou Osmar Baquit na vaga de segundo vice-presidente.

O Partido dos Trabalhadores, segundo maior força política, com oito parlamentares, também manterá espaços estratégicos na Casa, reconduzindo Fernando Santana na vice-presidência e indicando Juliana Lucena para a 2ª secretaria. A primeira-secretaria ficará sob o comando do MDB, na pessoa do deputado Danniel Oliveira.

Indicados

As outras duas vagas ficaram com o Progressistas e com o União Brasil, sendo uma para João Jaime (PP) e outra para Firmo Camurça (UB). No entanto, no decorrer do dia a colocação dos membros desses parlamentares nos lugares indicados chegou a ser alterada. Falou-se, inclusive, que Oscar Rodrigues (UB) poderia ocupar um dos espaços citados.

Outros três nomes foram apontados como vogais: Stuart Castro, do Avante, David Durand (Repu) e Marta Gonçalves, do Partido Liberal. A eleição da Mesa Diretora acontecerá nesta quarta-feira (1º) após a posse de todos os 46 parlamentares, que está marcada para ser iniciada às 9 horas.